São Caetano decidiu esta semana alterar a matriz curricular e a grade horária para alcançar maior qualidade no ensino e ajudar os estudantes da rede municipal a recuperarem perdas decorrentes da pandemia da covid-19. Haverá aumento de duas horas na carga horária e inserção de Tecnologia, Inglês e Leitura na matriz curricular. Também será aplicado sistema de avaliação, que permitirá ter um índice próprio de desenvolvimento educacional.
Santo André
Considerando o diagnóstico do cenário educacional na rede municipal de ensino, que fora penalizado com os efeitos da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Educação de Santo André desenvolve ações voltadas à recuperação dos alunos com déficit de aprendizagem, através do programa “Toda Criança tem Direito de Aprender”, em desenvolvimento nos 12 Centros Educacionais de Santo André (Cesas), em parceria com cada Emeief (Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que compõe o conjunto educacional do espaço. Cabe ressaltar que os Cesas são complexos educacionais multidisciplinares, equipados com estrutura pedagógica e física para atendimento de diversas modalidades e possibilidades.
As aulas são ministradas no contraturno, das 11h às 13h, para os alunos que estudam no período da tarde (das 13h às 18h no horário regular) e das 12h às 14h para os alunos que estudam no período da manhã (das 7h às 12h no horário regular). Desta forma, os alunos ampliam em duas horas diárias o tempo na escola de segunda a quinta-feira.
Cabe destacar que, para os alunos matriculados em Emeiefs que não compõem o complexo educacional com o Cesa, as propostas de recuperação também são desenvolvidas na própria unidade escolar.
Dessa forma, o planejamento e ações voltadas à defasagem de aprendizagem em virtude da pandemia de Covid-19 contemplam todos os alunos do ensino fundamental com déficit de aprendizagem.
Para compor também o processo de recuperação dos alunos, a Secretaria de Educação adquiriu kits de livros referentes ao projeto “Novo Lendo Você Fica Sabendo” e “Projeto Tema 1, Tema 2 e Tema 3” para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Santo André, como também a capacitação aos gestores para que a mesma seja desdobrada com o grupo de professores nas unidades escolares.
A Secretaria de Educação disponibilizou ainda a formação Construindo Saberes para professores do Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos, que proporcionou formação síncrona sobre didática da Língua Portuguesa e Matemática, potencializando o trabalho com o objetivo de recuperação das aprendizagens dos alunos, como também estabeleceu normas e procedimentos referentes aos processos de avaliação nas escolas da rede municipal de Santo André para o ano letivo 2022, a partir da Resolução nº 04/2022-SE que normatiza e orienta os planos de recuperação nas unidades escolares de acordo com as necessidades de aprendizagem das crianças.
A Secretaria de Educação informa ainda que o programa “Toda Criança tem Direito de Aprender” terá continuidade no ano letivo de 2023.
Diadema
Ao longo de todo o ano, a Secretaria de Educação de Diadema tem tomado diversas medidas para a recomposição da aprendizagem que foi prejudicada pela pandemia de Covid-19. Em fevereiro, foi realizado diagnóstico de toda a rede e do nível de aprendizagem de cada um dos estudantes. Neste mesmo mês, foi definido que os estudantes teriam aula de reforço a partir de março. Em março, foi lançado o Plano de Desenvolvimento da Educação Diademense (PDE), que definiu as estratégias para a recomposição do aprendizado. E em setembro, já foi possível aferir resultados de melhora na escrita entre os estudantes do 5º ano, com registro de avanço em todas as séries.
São Bernardo
São Bernardo mantém parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF) para avaliação censitária do 2º ao 5º ano para monitorar a aprendizagem dos estudantes do município.
Como forma de recompor a aprendizagem em razão dos impactos da pandemia, a Prefeitura instituiu em maio de 2021 o Programa Aprender Mais, que amplia a jornada dos estudantes duas vezes por semana no contraturno escolar, com oferta de almoço, lanche e transporte. O programa envolve 500 professores a mais. Além disso, a Prefeitura desenvolve o programa Educar Mais, com educação em tempo integral, que beneficia 11.726 alunos da rede municipal.
São Caetano
São Caetano decidiu esta semana alterar a matriz curricular e a grade horária para alcançar maior qualidade no ensino e ajudar os estudantes da rede municipal a recuperarem perdas decorrentes da pandemia da covid-19. Haverá aumento de duas horas na carga horária e inserção de Tecnologia, Inglês e Leitura na matriz curricular. Também será aplicado sistema de avaliação, que permitirá ter um índice próprio de desenvolvimento educacional.
Ribeirão Pires
Para mitigar os impactos causados pela pandemia, Ribeirão Pires possui o programa de Acompanhamento Psicossocial (APSE), que presta acompanhamento especializado para alunos da rede pública que necessitam de atenção devido à defasagem de aprendizado ou vivência social.
Ao longo de todo o ano, a Secretaria de Educação de Diadema tem tomado diversas medidas para a recomposição da aprendizagem que foi prejudicada pela pandemia de Covid-19. Em fevereiro, foi realizado diagnóstico de toda a rede e do nível de aprendizagem de cada um dos estudantes. Neste mesmo mês, foi definido que os estudantes teriam aula de reforço a partir de março. Em março, foi lançado o Plano de Desenvolvimento da Educação Diademense (PDE), que definiu as estratégias para a recomposição do aprendizado. E em setembro, já foi possível aferir resultados de melhora na escrita entre os estudantes do 5º ano, com registro de avanço em todas as séries.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
