Em mais um ano de grandes desafios por conta dos reflexos econômicos deixados pela pandemia, a Coop (Cooperativa de Consumo) chega aos seus 67 anos de fundação com saldo positivo: drogarias e supermercados com faturamento em alta, de 19% e 10% a mais do que o que foi registrado em 2019, quando se iniciou a crise sanitária. Alinhada com as tendências cooperativismo, a marca ousou no segmento e projeta, para 2022, expansão de lojas com objetivo de quadruplicar o faturamento.
Em entrevista ao RDtv, o presidente executivo da marca, Marcio Valle, explica que apesar do período de recessão econômica, a Coop não deixou de atender os cooperados, investir em novas lojas, produtos e serviços. “Esse foi nosso diferencial. Apesar da pandemia, conseguimos atender nossos cooperados, entregar novas drogarias e ampliar geograficamente nossa área de atuação, de 11 para 23 cidades do Estado”, diz.
O negócio de Drogaria já representa 19% do faturamento total da rede e, somente neste ano, o crescimento foi de 12% em relação ao mesmo período de 2019. “Fomos subindo gradativamente, primeiro para 12%, depois para 15% em 2020, até chegar a 19% neste ano. Hoje estamos com um total de 80 drogarias, sendo 50 delas somente aqui no ABC”, destaca Márcio ao frisar que o faturamento se dá pela demanda intermitente. “Apesar das pessoas deixarem de comprar alguns produtos, a exemplo de dermocosméticos, por conta da crise econômica, elas não deixam de comprar remédios, o consumo é inelástico. Por isso, o aumento constante na demanda”, justifica.
O negócio de Supermercado também vai bem, na avaliação do presidente-executivo. “É difícil fazermos comparações com o ano passado, haja vista que naquele ano, o comportamento do consumidor e a jornada de compra sofreram grandes mudanças – com mais pessoas se alimentando em casa e incremento no e-commerce. Mas, diante do ano retrasado, tivemos um faturamento bem melhor, na casa de 10 a 11%, afirma Valle ao citar que, atualmente, o ticket médio voltou a normalidade, na média de R$ 80.
Valle relata que, aos poucos, é possível notar a maior presença dos cooperados nos corredores das lojas da rede. “No começo percebíamos que as pessoas estavam com receio maior para sair de casa, enquanto hoje estão procurando mais os supermercados e drogarias”, diz. O comportamento dos clientes também mudou, agora buscam marcas com valores mais acessíveis e/ou fazem migrações para produtos de baixo preço em geral.
Faturamento maior
Uma das metas do presidente-executivo é quadruplicar o faturamento da cooperativa até 2022. Para isso, os cooperados e clientes poderão contar, já nas próximas semanas, com algumas novidades em serviços farmacêuticos e em produtos no PDV. No próximo ano, o e-commerce estará totalmente em operação. Para isso, uma nova equipe está em campo para realizar os últimos ajustes no sistema Coop Entrega, bem como no aplicativo da rede, Sempre Coop. “Queremos intensificar nossos canais digitais, essa é nossa meta que trabalhamos em paralelo a expansão da rede”, afirma Valle.
A Coop também continua com seus programas para a capacitação de colaboradores, com objetivo de levar excelência ao atendimento. Está em estudo a Universidade Coop e, no início do segundo semestre deste ano, a Coop Drogaria lançou o programa Aprender a Crescer, o qual concede bolsas de estudos com cobertura de 70% do valor do curso de Farmácia de quatro anos para 36 balconistas e dermoconsultores da rede.
Campanha de aniversário
Para comemorar a importante data, no período de 1° a 31 de outubro, toda a rede ofertou produtos de todas as categorias com preços imperdíveis, tanto nas 31 lojas de supermercado como nas 80 drogarias.
Devido ao cenário atual de pandemia e por muitas famílias terem sofrido com a redução no orçamento, a área de Marketing optou por dar um suporte maior aos seus cooperados e clientes oferecendo os melhores preços. Todo dia, teve ofertas arrasadoras, como leve 3 e pague 2, super desconto e combos de produtos essenciais que fazem parte da cesta de compras.
Atualmente a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos e 113 unidades de varejo, divididas em 31 lojas de supermercado, sendo 23 no ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias.