ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Região reabre comércio com restrições de horário e regras sanitárias

Nesta etapa os comércios poderão funcionar em período de quatro horas ao dia (Foto: Imagem Ilustrativa/Pedro Diogo)

A partir desta segunda-feira (15/6) os comerciantes do ABC estão autorizados a reabrir seus próprios negócios, no entanto, com algumas restrições de horários e exigências de higiene impostas pelo governo do Estado de São Paulo. Um dos critérios para a reabertura é que os centros comerciais, shoppings, comércios varejistas, escritórios, concessionárias de veículos e serviços imobiliários atuem inicialmente em período mais curto, com funcionamento de quatro horas e horários flexibilizados.

Diadema seguirá o que determina o governo do Estado e manterá equipes de fiscalização para constatar que os estabelecimentos comerciais que passam a funcionar dentro das regras impostas pela nova fase do Plano São Paulo, cumpram as exigências. Para atender a população, o município ampliará a oferta de transporte coletivo.

Newsletter RD

Em Mauá o comércio também deverá seguir o que foi imposto na capital. Atuarão a princípio com horário de jornada reduzido e, aos poucos, outros espaços poderão ser reabertos, conforme determinação. Os horários são: 10h às 14h para escritórios, 10h às 15h para galerias, mini shopping e comércio ambulante, 11h às 15h comércio em geral e 16h às 20h para shopping (praça de alimentação apenas delivery e take away). Será exigido uso obrigatório de máscaras em todos os locais, utilização de álcool em gel nos estabelecimentos aos seus funcionários e consumidores, além de distanciamento social em locais com filas. A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal (GCM) e por fiscais da Prefeitura.

Ribeirão Pires publicou decreto municipal Nº 7.013/2020, que estabelece regras para a abertura gradual das atividades econômicas na cidade. Para cada uma há regras a serem seguidas, como horário restrito de funcionamento a quatro horas para cada atividade, disponibilização de álcool gel 70% nas entradas dos estabelecimentos, funcionamento de apenas 20% da capacidade do comércio; controle do acesso de pessoas dentro dos espaços, distanciamento social de 1,5 metros e uso de máscaras por todos. O planejamento segue em vigência até 28 de junho. No site da Prefeitura www.ribeiraopires.sp.gov.br estão os protocolos completos para cada atividade, que deverão ser seguidos pelos estabelecimentos.

O comércio de rua em Rio Grande da Serra funcionará das 9h às 13, setor de vestuário e de calçados das 13h às 17h e escritórios em geral das 9h às 13h. Mercados, supermercados, mercearias, hortifrutis, açougues e peixarias seguem com horário em definição, porém reduzido. Já os demais estabelecimentos devem aguardar permissão nas próximas fases do Plano SP.

Em São Bernardo, 13 setores poderão retomar os atendimentos ao público. Concessionárias e revendedores de veículos (13h às 17h); escritórios (10h às 14h); serviços de informação, comunicação e publicidade (10h às 14h); atividades de edição de livros, jornais e revistas (10h às 14h); lojas de departamento (11h às 15h); shoppings (16h às 20h); comércio atacadista e varejista (11h às 15h); loja de bicicletas, peças e acessórios (11h às 15h); lojas de móveis em ruas (11h às 15h); shoppings populares e galerias comerciais (11h às 15h); imobiliárias (10h às 14h); comércio ambulante (11h às 15h); e alfaiates, ateliês de costuras, sapateiros e congêneres (11h às 15h).

Todos os setores deverão garantir que não haja aglomeração, respeitar o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, aferir a temperatura dos clientes, disponibilizar álcool em gel, restringir o acesso de consumidores, entre outras medidas sanitárias. Os comércios que não cumprirem as normas terão suas atividades interrompidas. A fiscalização ficará à cargo da Vigilância Sanitária, com apoio da GCM. Moradores poderão denunciar o descumprimento destas medidas por meio do número 153 e do app São Bernardo na Palma da Mão.

A atividade em templos religiosos e cultos de qualquer gênero também está autorizada, entre 7h e 20h. Para isso, a igrejas deverão limitar a duração de missas e cultos a no máximo 60 minutos, com intervalo mínimo de 2 horas, desde que haja total desinfecção do local entre um culto e outro.

A frota de ônibus municipais, que estava reduzida a cerca de 55%, também voltará a circular com 100% de sua capacidade a partir do dia 15. O objetivo é evitar aglomerações. A orientação é que os usuários mantenham as medidas de higiene e façam o uso de máscara para o embarque.

Para organizar o retorno da atividade econômica, a operação do estacionamento controlado (Rotativo) do município, que estava suspensa desde o dia 20 de março, será retomada na próxima terça-feira (16/06). A empresa responsável pelo serviço, a Estapar, disponibilizará máscaras, face Shields e frascos individuais com álcool em gel a todos os agentes, de forma a garantir a segurança dos colaboradores e dos usuários do sistema.

As prefeituras de Santo André e São Caetano não retornaram até o fechamento da matéria.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes