
Após tumultos causados por divergências nas listas de pontos durante o processo de atribuição de aulas dos professores da rede estadual. Nova reunião com os docentes foi programada para segunda-feira (27/01) pela manhã. No ABC, as escolas Galeão Carvalhal, em Santo André, e Visconde de Mauá, em Mauá, registraram tumultos que resultaram até mesmo no acionamento da polícia, na noite de quinta-feira (23/01).
Embora a Secretaria de Ensino não tenha admitido o erro, docentes relatam que as pontuações estavam parecidas umas com as outras, especialmente de professores do ensino fundamental, fato que causou confusão no processo. Segundo relatou uma pedagoga que não quis se identificar, além da confusão nas notas, foi solicitado aos profissionais que conseguiram a atribuição que fossem providenciados em menos de um dia útil, inúmeros documentos, muitos deles burocráticos e custeados pelos próprios trabalhadores, para a emissão do contrato de trabalho. “Só o exame admissional custa R$ 30 reais e nós mesmos que pagamos, além de precisarmos abrir conta em banco. Mas o salário mesmo só daqui há três meses”, diz, a professora.
Por telefone a Secretaria do Estado não confirmou à reportagem o problema nem a suspensão do procedimento. Apenas confirmou a prorrogação de atribuição. O órgão do estado informa que os professores foram atendidos para esclarecer dúvidas entre a quinta (23) e sexta (24).
A presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel, informou em comunicado nesta sexta-feira (24) que solicitou a suspensão da atribuição em várias Diretorias de Ensino do estado por causa de problemas na classificação dos docentes. A suspensão também aconteceu nas unidades onde não foram detectados problemas.
A Apeoesp reproduziu em seu comunicado informe da Secretaria de Estado da Educação. “Prezados Dirigentes, a fim de garantir a todas as DEs e docentes o tempo necessário para realização dos ajustes necessários, o prazo para atribuição está postergado até a próxima segunda-feira, 27/01. Solicitamos que as bancas que ainda possuem ajustes a serem realizados utilizem a sexta-feira, 24/01, para a correção de todos os casos manualmente”