ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Bolsas de NY fecham em alta, de olho em balanços, indicador e Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, 30, apoiadas por balanços considerados positivos de duas empresas importantes: a Apple e a Boeing. Além disso, um indicador do mercado de trabalho americano superou a expectativa dos analistas, enquanto investidores monitoraram os sinais do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que decidiu nesta tarde manter a taxa básica de juros e não mostrou pressa em elevá-la, o que ajudou no apetite por risco. Esteve ainda no radar o diálogo sobre comércio entre Estados Unidos e China.

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,77%, em 25.014,86 pontos, o Nasdaq avançou 2,20%, a 7.183,08 pontos, e o S&P 500 teve ganho de 1,55%, a 2.681,05 pontos.

Newsletter RD

Após o fechamento de ontem, a Apple superou a expectativa dos analistas, o que impulsionou hoje a ação, com avanço de 6,83%, e também papéis do setor de tecnologia em geral. Antes da abertura, a Boeing informou que lucrou US$ 3,42 bilhões no primeiro trimestre, com o ganho ajustado superando a previsão do mercado, o que levou o papel a avançar. O papel da fabricante de aeronaves teve ganho de 6,26%.

A força mostrada pelas commodities ao longo do pregão ajudou papéis do setor de energia em Nova York. Já na agenda de indicadores, o setor privado dos EUA gerou 213 mil empregos em janeiro, segundo a ADP, acima da previsão de 183 mil postos dos analistas, em um sinal positivo da economia americana. A pesquisa é considerada uma prévia do relatório de empregos (payroll), que sai na sexta-feira.

Entre os assuntos no radar, havia expectativa por novidades no diálogo entre EUA e China, que recomeçou hoje. Na quinta-feira, deve haver mais um dia de reuniões entre representantes dos dois países sobre suas diferenças comerciais.

O Fed, por sua vez, decidiu manter a taxa básica de juros e afirmou em seu comunicado que terá “paciência” na trajetória da política monetária, o que foi visto por investidores como um reforço na possibilidade de não haver mudanças tão cedo na taxa. Presidente do Fed, Jerome Powell citou em entrevista coletiva que o argumento para elevar os juros perdeu certa força, no contexto atual, e também citou riscos como a desacelaração econômica em parte do mundo, inclusive na China.

Os sinais do Fed de flexibilidade em relação ao balanço da instituição ajudaram igualmente os mercados acionários americanos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes