Trump ameaça cortar fundos de universidade após cancelamento de palestra

Uma multidão protestando contra um comentarista de extrema-direita lançou bombas de fumaça e quebrou janelas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, levando os funcionários a cancelarem um evento. Em seu Twitter, o presidente americano, Donald Trump, acusou a universidade de não permitir a liberdade de expressão e ameaçou cortar fundos.

A decisão veio duas horas antes da palestra de quarta-feira que seria realizada por Milo Yiannopoulos, editor e comentarista do Breitbart News, após cerca de 1.500 pessoas se reunirem do lado de fora do local.

Newsletter RD

Mas autoridades disseram que era um grupo menor de manifestantes vestidos de preto e encapuzados que começou a quebrar janelas, lançar bombas de fumaça e colocar fogo em lixos do lado de fora da universidade.

Em seu Twitter, Trump, disse “se U.C. Berkeley Universidade da Califórnia em Berkeley não permite a liberdade de expressão e pratica violência contra pessoas inocentes com um ponto de vista diferente – sem fundos federais?”, em tom de ameaça de que a universidade poderá ficar sem recursos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes