Expoflora espera atrair cerca de 300 mil turistas para Holambra

Foto: Fabiano de bruin
Foto: Fabiano de bruin


Quem custe flores a dica é visitar a 35ª edição da Expoflora, que abre para o público nesta sexta-feira (26) até 25 de setembro, em Holambra (SP). O objetivo da exposição é apresentar flores e plantas ornamentais para o consumidor final. Entre as novidades estão as rosas que trazem um botão e mais do que um broto na mesma haste; peúnias com detalhes em formato de coração; violetas dobradas; folhagens coloridas (Heuchera), os antúrios Maravilha e Princess Amalia Elegance, o Kalanchoe de corte Sweet Pink (aposta para o Outubro Rosa) e muitas outras atrações do gênero.

Já na mostra de paisagismo, o tema é Cultivar de Coração, com coordenação da arquiteta Karina Taccola. A novidade é a VitaWall (mudas de plantas cultivadas in vitro), tecnologia que possibilita o cultivo de diversas espécies em qualquer ambiente com pouca manutenção, e até mesmo, sem necessidade de rega.

Além da exposição de flores, os turistas poderão aproveitar a Parada das Flores, um desfile de carros alegóricos que, reúne músicos e artistas perfomistas, e leva o público num desfile animado até o local onde é realizada a chuva de pétalas. A atração, que mais emociona os visitantes da Expoflora, ocorre com a chuva de 150 quilos de pétalas que cai pontualmente às 16h30. Segundo a tradição, aquele que conseguir pegar a pétala no ar tem seu desejo realizado. Já nos palcos espalhados pelo parque, a partir das 14h, ocorrem apresentações diárias do grupo de danças típicas holandesas e, pelo parque artistas perfomistas e bandas itinerantes.

Newsletter RD

Gastronomia

O parque dispõe de duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e cinco restaurantes que oferecem além de fast food, comidas nacionais e típicas holandesas. O destaque deste ano também é a Chuva de Pétalas, que vem nos potinhos, com pétalas vermelhas, amarelas, laranjas prontas para serem degustadas, na forma de bolachinhas criadas pelo chef Pablo Schoenmaker Domingues, do Casa Bela Restaurante. As cores das pétalas são garantidas pelos saborizantes de frutas vermelhas, limão siciliano e laranja.

Aos que procuram outra novidade, o Casa Bela garante um ganache de frutas vermelhas no formato de uma rosa, batizado de Bloem Berry Roos (na tradução, uma flor de rosa feita com frutas vermelhas). Já a confeitaria Marin Holandesa relança um doce que, mesmo não sendo novidade gastronômica, aguça o paladar dos turistas. Trata-se do Applebol (bolinho de maçã), o doce faz sucesso nas confeitarias da Holanda.

Passeio turístico

Para os que quiserem conhecer a cidade de Holambra, a Expoflora oferece passeios turísticos que incluem city tour com informações sobre a cidade e a imigração holandesa no Brasil, e a visita a uma fazenda produtora de flores. No Shopping das Flores, o público pode adquirir flores e plantas ornamentais produzidas em Holambra.

O parque da Expoflora é enorme. Com 250 mil m², o espaço está estruturado para receber os 300 mil turistas que visitam o evento anualmente. Há estacionamento com capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo, áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, posto médico, sanitários, fraldário, bebedouros com água fresca, postos de informação, equipes de apoio e caixas eletrônicos.

35ª Expoflora
Onde: Holambra/SP
Data: 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (feriado da Independência)
Horário: das 9 às 19h
Ingressos: R$ 42 na bilheteria e por meio de representantes (lista no www.expoflora.com.br) e pela internet – www.ingressorapido.com.br
Telefone: (19) 3802-1421 ou email expoflora@expoflora.com.br

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes