ABC - quarta-feira , 8 de maio de 2024

Greve na CPTM atinge 3 milhões de usuários

Os trens das linhas 11-Coral, 12-Safira, 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM não circularão nesta quarta.

Depois de uma nova rodada fracassada de negociações, os trabalhadores ferroviários de quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram entrar em greve a partir da 0h desta quarta-feira (3/6). A paralisação afetará as linhas 10-Turquesa, que atende os moradores do ABC, 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), 11-Coral (Luz-Guaianazes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana). A estimativa é de que 3 milhões de usuários serão afetados diretamente.

A categoria pede reajuste de 9,29% (INPC-IBGE mais 1,5% de aumento real) e igualdade dos benefícios com metroviários (vale alimentação, vale refeição e auxilio materno-infantil).

Newsletter RD

Na reunião de conciliação, realizada na Sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a CPTM fez duas contra-propostas. Uma era reajustar os salários com base no IPC Fipe do período, mais 1%, totalizando 7,72% de reajuste salarial e 10% nos benefícios vale alimentação, tíquete refeição e auxílio materno. A segunda proposta mantinha o IPC Fipe do período, mais 1,5%, o que totalizava 8,25% de reajuste salarial e sobre todos os benefícios.

Segundo o sindicato, a categoria não aceitou a proposta da CPTM, mas estava disposta a aceitar a sugestão do TRT de reajuste de 8,50% sobre os salários e demais benefícios para chegar a um acordo. Mas desta vez, quem recusou foi a empresa de transporte público.

Assembleia

Durante assembleia realizada no início da noite desta terça-feira, além de decidirem pela paralisação, os ferroviários acertaram de realizar outra reunião, às 14h desta quarta-feira (3), para definirem os rumos do movimento.

Em nota enviada à imprensa, a CPTM classificou a decisão de “irresponsável” e disse que “a greve vai contra a recomendação da Justiça de continuar as negociações sem paralisação dos serviços até o próximo dia 11 de junho, quando haverá nova reunião no TRT”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes