Dia das Mães pede jogo de cintura do lojista

Nos shoppings, o tema não chegou aos olhos dos clientes (Foto: Évora Meira)

A pouco mais de 20 dias para a segunda melhor data de vendas para o comércio – Dia das Mães – o clima nos centros de compras do ABC está pra lá de morno. Quase nenhuma loja lembrou nesta semana o consumidor de que já é hora de pensar no presente da mãe. A grande maioria das vitrines ainda tenta chamar atenção da chegada da coleção outono/inverno e até desovar o estoque de Páscoa. Nos shoppings, que costumam lançar cedo campanha promocional, o tema ainda não chegou aos olhos dos clientes. Estratégia de deixar ação para mais tarde seja melhor ou reflexo do momento de retração econômica?

Para o economista Sandro Maskio, coordenador de Estudos do Observatório Econômico, da Universidade Metodista, as duas possibilidades não são descartadas. Além de um final de ano ruim nas vendas, o comércio varejista sente reflexo do desemprego e um clima de instabilidade dentro das empresas, principalmente na indústria, que enfrenta taxa desfavorável. A elevação da taxa de juros e a retração do crédito são outros fatores importantes e que devem exigir, também, jogo de cintura dos lojistas para atrair o consumidor neste Dia das Mães, 10 de maio.

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Maskio diz que, apesar do horizonte complicado, algumas estratégias podem ajudar a alavancar vendas, como o lojista oferecer boa política de descontos, agressiva, mas bem calculada para não ter prejuízo. “Precisa oferecer algo que atraia o cliente, como pagamento à vista dá direito a 15% de desconto”, exemplifica o economista. Outra dica do professor é ampliar o mix para produtos com menor preço, que caiba no bolso de um maior número de clientes, que precisam ter mais possibilidade de escolha e diferentes preços. “Não adianta aumentar as opções de mercadoria, é necessário aumentar a abrangência de preços”, aconselha.

Mercedes-Benz

Em clima ainda de montagem de vitrines, o ParkShopping São Caetano espera realizar todos os sonhos das mães, o mote da campanha, que investiu R$ 600 mil na expectativa de um crescimento de 8% nas vendas e no fluxo de consumidores em comparação ao mesmo período de 2014. Para isso o shopping continua com a estratégia do comprou ganhou e com sorteio.

Para este Dia das Mães, a cada R$ 400 em compras, entre os dias 29 de abril e 10 de maio, os clientes ganham um cupom para concorrer a um automóvel Mercedes-Benz, modelo GLA. Nas compras e trocas de segunda a quinta-feira, exceto feriados, os cupons são em dobro. “De brinde, o consumidor leva para casa uma mini-caçarola de cerâmica exclusiva, recheada de balas artesanais”, avisa Beatriz Alves, superintendente do shopping, que realizará o sorteio do carro dia 11, às 19h, na praça de eventos.

Ka Plus 1.5

No Grand Plaza Shopping, em Santo André, quem fizer compras no valor mínimo de R$ 300, nas lojas participantes, pode concorrer a dois automóveis 0km modelo Ka Plus, 1.5, o novo lançamento da Ford. O sorteio será no dia 11 de maio, no shopping.

Para participar do sorteio, os clientes devem se cadastrar no balcão de trocas da promoção e apresentar as notas fiscais de compras que darão direito ao cupom da promoção. Cada somatório de R$ 300 corresponde a um cupom. Caso o cliente faça compras acima disso, o valor excedente ficará como saldo e será acumulado na próxima troca. Quem realizar trocas entre segunda e quinta-feira (exceto feriados) recebe cupons em dobro. A relação das lojas está disponível no balcão de troca da campanha.

De brinde, o cliente ganha um kit com dois frascos de esmalte com 7,5ml cada, da marca Impala. Foram providenciados 10 mil kits com esmaltes nas cores Cinza super e Pink potente; e 10 mil kits nas cores Catavento e Sonho de algodão para a campanha.

Na Tacha Magazine, em Rudge Ramos, São Bernardo, quem fizer qualquer compra até dia 10 concorre a tratamento de beleza. A expectativa é melhorar as vendas, que andam devagar desde o ano passado. “Se conseguirmos repetir o desempenho do Dia das Mães do ano passado vai ser muito bom”, afirma Luiz Diogo Junior, proprietário do estabelecimento. Especializada em calçados e artigos esportivos multimarcas, a loja começou a preparar as vitrines nesta semana.

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