ABC - quarta-feira , 8 de maio de 2024

São Bernardo vai construir novo hospital público

PS Central de São Bernardo vai dar lugar a Hospital de Urgência

São Bernardo vai ganhar um novo hospital público, que começará a ser construído no primeiro semestre deste ano. É o Hospital de Urgência, que será instalado onde hoje funciona o Pronto-Socorro (PS) Central.

A obra está estimada em R$ 100 milhões e depende de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para sair do papel. “Devemos assinar o contrato com o banco em março”, prevê a secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi. O atual prédio do Pronto-Socorro tem espaço limitado e não possui estrutura para ser reformado ou ampliado.

Newsletter RD

“[O Hospital de Urgência] será uma obra de um impacto tão grande quanto foi o Hospital de Clínicas. Todo mundo sabe o estigma que tem o nosso PS Central, que fica em um prédio totalmente acanhado, não condizente com a necessidade de urgência que a cidade tem hoje. Tem limitações estruturais muito grandes, não possui elevador ou centro cirúrgico”, explica a secretária. O prédio vai ocupar espaço de 21 mil metros quadrados e terá 206 leitos.

O hospital será construído na parte da frente do terreno onde funciona o PS Central. Portanto, o Pronto-Socorro vai continuar funcionando normalmente durante as obras e será desativado somente depois da inauguração do prédio novo. Já o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que também funciona na mesma área, terá que deixar o local.

A promessa da prefeitura de São Bernardo que o Hospital de Urgência vai acabar de vez com as cenas de macas acumuladas nos corredores, comuns no PS Central.

Policlínica
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), assinou nesta sexta-feira (23) a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do Ambulatório de Especialidades Médicas I. No local será erguida a Policlínica Centro, que irá oferecer consultas em 25 especialidades médicas e realizar 12 tipos de exames.

Com as intervenções, a unidade será o maior centro de especialidades ambulatoriais da rede municipal e concentrará médicos especialistas, estrutura tecnológica para exames e serviços de reabilitação. A reforma vai possibilitar a ampliação do atendimento à população em diversas especialidades, com maior resolutividade dos casos, já que reduzirá o tempo para o diagnóstico.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes