Barra de cereal, prática e saudável

Alimento prático tornou-se febre (Foto: Divulgação)

Levar uma vida saudável não é sempre uma tarefa fácil, ainda mais quando as tarefas do dia a dia não permitem a prática de exercícios e dieta balanceada. As barras de cereal, cada uma com componentes nutricionais diferentes, se tornaram uma opção de lanche saudável entre as refeições.

Segundo Sueli Longo, professora de nutrição da Universidade Metodista de São Paulo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, a praticidade no transporte das barrinhas, assim como dos biscoitos embalados individualmente, favorece a realização de lanches intermediários. “A prática incorpora a importância do fracionamento da alimentação diária”, explica.

Newsletter RD

Quanto aos benefícios das barras de cereal, depende da composição nutricional de cada uma. Sueli explica que normalmente o alimento é fonte de carboidrato e pode conter fibras, proteína de soja, entre outros componentes. A nutricionista ainda explica que existem vários tipos de barra de cereal e não devem substituir as refeições principais.

Cuidados

Como todo alimento, o excesso de barras de cereal pode causar danos à saúde. Porém, a nutricionista explica que não é possível especificar sem saber a composição nutricional do alimento. “O consumidor deve ficar atento, assim como já faz com outros alimentos industrializados”, aconselha Sueli.

Pacientes com patologias específicas devem redobrar a atenção. Por exemplo, os diabéticos devem evitar as barras de cereal com açúcar, aqueles com doença celíaca – intolerância ao glúten – devem evitar as que contém a substância. Já os hipertensos devem ficar de olho na quantidade de sódio. (Colaborou Larissa Marçal)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes