Diadema recebe armas não-letais nesta terça-feira

A Guarda Civil Municipal de Diadema recebe nesta terça-feira (26), das mãos da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, 25 armas não-letais, doadas pelo Ministério da Justiça. Diadema é o primeiro município do ABC a receber esse tipo de equipamento do governo federal. A entrega será realizada em cerimônia na sede da GCM, às 9h, e contará com a participação das autoridades locais e das forças de segurança pública da região.

Os equipamentos doados são armas tipo Taser, de choque elétrico, que imobilizam o agressor, e vão reforçar o combate ao crime com preservação da vida. Como exemplo de uso das armas está a utilização na Operação Integrada de Fiscalização, que acontece todos os finais de semana em diversos pontos da cidade com a participação de fiscais da Prefeitura, GCMs e Policias Militar e Civil.

Newsletter RD

Implantada em julho de 2010, a Operação Integrada busca ampliar os resultados obtidos pelo programa Diadema Legal, que fiscaliza o cumprimento da Lei de Fechamento de Bares (LM 2.107, de 15 de julho de 2002). No primeiro trimestre deste ano, a Operação registrou 821 ocorrências, com maior demanda nos veículos multados (625), seguido de som alto (61), “pancadões” (41), veículos apreendidos (40) e bares abertos após 23h (30).

Treinamento
O Ministério da Justiça, além de doar as armas, também dará o treinamento, que será realizado em maio (em data a ser definida), por integrantes da Força Nacional. Além do aspecto não-letal, a tecnologia presente no armamento garante situações de segurança no manuseio e no controle adequado de seu uso pelo agente policial.

Inicialmente, 50 guardas civis municipais de Diadema receberão o treinamento. Os critérios definidos são, especialmente, os GCMs classificados no concurso interno para Classe Distinta e que tenham habilitação para uso de arma de fogo. Já as armas, que vêm como patrimônio do Ministério da Justiça, também serão patrimoniadas pela Prefeitura.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes