Programas estimulam a adoção de animais

Uma boa opção para as famílias que querem ter um animal de estimação em casa é recorrer aos programas de adoção. Seja cachorros ou gatos os Centros de Controle de Zoonoses cuidam e tratam dos bichinhos até que um dono apareça. “A maioria das pessoas que vem até o local prefere adotar filhotes de cães até um ano de idade. Quando chegam ao local já sabem qual animal vão querer”, discount afirma a veterinária Vilma Viviane de Oliveira, do Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo.

A procura pelos bichos varia de acordo com o perfil de cada família, pois muitos querem um animal apenas para estimação ou querem para proteger o comércio ou a residência. “As crianças que nos visitam em passeios escolares se encantam com os cães e gatos, porque já tiveram animais que morreram ou fugiram e querem outro” diz o médico veterinário Emerson Augusto Resende, do Centro de Controle Zoonose de São Caetano. Antes de adotar um animal é importante estar consciente dos cuidados que os bichinhos merecem. As despesas, como ração, vacinas e banho, também devem ser planejadas.

Newsletter RD

A técnica de informática Elaine Cristina Rodrigues, de São Caetano, conta que estava decidida a adotar um gato para o filho, mas quando cheguei ao Centro de Controle de Zoonose se encantou por um cachorro e resolveu adotá-lo na mesma hora. “Sempre preferi adotar ao invés comprar, pois fico triste em ver esses animais abandonados nas ruas”. E conta ainda que uma vez um cachorro a seguiu até a sua casa e dormiu em frente ao seu portão embaixo de chuva.

No dia seguinte, ela percebeu que o cão ainda estava lá, Elaine arranjou um dono para ele, pois na época seu filho era pequeno e o cão era grande. Os interessados em adotar um animal devem procurar o Centro de Controle Zoonose, ser maior de 18 anos, levar RG e CPF e assinar um termo de responsabilidade.

Amigo

A Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo, criou em agosto de 2005, com um grupo de alunas da Faculdade de Medicina Veterinária o projeto Adote um Amigo, para retirar das ruas os bichos abandonados. A idéia é de entregar os animais para famílias que ao adotarem o bichinho assumam o compromisso de cuidar deles com carinho.

Os animais que chegam à universidade são tratados, vacinados e ficam em exposição. Quem se interessa em adotar preenche um termo de responsabilidade e uma pesquisa para que a faculdade possa acompanhar o tratamento. È preciso apresentar o RG original e uma cópia de documento com foto que ficará no cadastro da Universidade e além de um comprovante de residência. Ao adotar um “amigo”, a pessoa contribui com R$ 10 para custear todos os medicamentos que o animal recebe enquanto fica na universidade.

Colaborou Cibele Gallinucci)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes