Mauá promove encontro das artes circenses

1º Encontro de Circo de Mauá acontece neste domingo na Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira.

A magia pode ser revivida e reinventada em todas suas artes no 1º Encontro de Circo de Mauá acontece neste domingo (02/08) na Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira. A entrada é gratuita.

As crianças podem se divertir com as esculturas em balão e com as borboletas e homens-aranha desenhados com habilidade e rapidez pelas monitoras de plantão da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Newsletter RD

Fazem parte da programação do evento workshops, espetáculos e números tradicionais como contorcionismo, malabares e acrobacias. Realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá, o encontro conta com a parceria do SESC São Caetano.

O encontro contempla artistas locais e também companhias já consagradas no meio. O destaque é o espetáculo “Cabaré Mercosul”, da Cia. Circo Delírio, um show original que contempla diversas artes circenses, acompanhado de uma dose de humor ácido, característica típica do grupo. Os atores/palhaços Estebah Hetsch (argentino), Gonzalo Caraballo (uruguaio) e o músico Fernando Vicêncio misturam o formato dos grandes cabarés europeus com a essência sul-americana. No Cabaré do Mercosul os multidisciplinares artistas entram e saem da banda, realizando acrobacias extremas, duplo equilíbrio com malabarismo a 4 metros de altura, manipulação de chapéus voadores e outras artes.

Outros destaques da programação são a apresentação do documentário Circus Song (Canto da Lona) e um bate-papo com a pesquisadora Verônica Tamaoki, autora dos livros “O Fantasma do Circo” (2000), e “Circo Nerino” (2004), o último em co-autoria com Roger Avanzi. 

Confira a programação

10h – Workshop prático de técnicas de malabares
Orientador: Gui Bressane
Artista circense há mais de oito anos, passou por diversas modalidades, se especializando em malabarismo e mímica. Há seis anos é integrante do elenco do Circo Vox, participando dos espetáculos “A Hora da Verdade”, “Nostalgia” e “Pare o Mundo que Eu Quero Descer”. Atua também no espetáculo “Sobre o Tempo” e “Estação Devaneios”, da Cia. Diálogos Acrobáticos.

11h30 – Workshop de clown (técnicas de palhaço)
O universo do palhaço pela sua fisicalidade. O workshop tem como objetivo auxiliar o aluno a despertar sua comicidade pelo exercício de conscientização de sua presença em cena.
Victor Seixas: filósofo mímico, palhaço e diretor, mestrando em pedagogia teatral pela USP,pesquisador das linguagens relativas ao teatro corporal, criou diversos espetáculos, ministrou cursos e trabalhou como convidado em diversas companhias. Graduou-se em Londres, na International School of Corporeal Mime, e em Máscara neutra e expressiva na School of Physical theatre. Estudou e atuou no Dance Research Studio, e com a companhia 4aRmPeOpLe(Escócia). Foi professor de mímica e movement director para jovens no The Questers Youth Theatre. Fezturnês pela Inglaterra, Irlanda e França.

13h – Arena Livre
Vários números e performances circenses com duração máxima de 10 minutos. Artistas e grupos de Mauá e Região.

– “Animais Domésticos”, cena de espetáculo de clown realizado pela Cia. Anônima de Teatro.

– Malabares, com Gui Bressane

– Equilíbrio, com Jeisel Bomfim

– O Palhaço e a Boneca, com Emerson Matta e Giovana Luiza

15h – Oficina de técnicas circenses, jogos lúdicos e preparação corporal, com Circo Delírio
Orientadores: Gonzalo Caraballo e Esteban Hestch.
A Cia. Circo Delírio vem se apresentando desde 2003 pelo Brasil, América do Sul e Europa. Mistura técnicas variadas de circo, tais como acrobacia, malabarismo e equilibrio, esquetes teatrais de improviso. A proposta da Oficina visa transmitir as bases das técnicas utilizadas pela Cia nos seus espetáculos, através de jogos lúdicos e brincadeiras circenses.

16h30 – CIRCUS SONG (O Canto da Lona). Direção de Thiago B. Mendonça e direção de fotografia de André Moncaio
Um documentário sobre um circo que já não existe mais. Prêmio de Melhor Fotografia e Melhor Som no Festival de Brasilia. Prêmio de Melhor Documentário no Shangai Internacional Film Festival (China).

17h – História do Circo e Experiências Poéticas
Bate-papo com a pesquisadora Verônica Tamaoki

18h – espetáculo “Cabaré Mercosul”
Um original show de variedades circenses.
Com a Cia. Circo Delírio, com os atores/palhaços Esteban Hetsch, Gonzalo Caraballo e Fernando Vicêncio.

SERVIÇO:
1º Encontro de Circo de Mauá
Local: Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Mauá
Rua Mirassol, 113 – Jd. Pedroso
Gratuito
Capacidade: 100 pessoas (espetáculos) e 20 pessoas (workshops)
Classificação: Livre
Realização: Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá, em parceria com o SESC São Caetano e Cia. Diálogos Acrobáticos

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes