ABC - domingo , 19 de maio de 2024

Neto de Pelé conquista Guarani, da primeira divisão mineira

Octávio joga em Divinópolis (Foto: Guarani EC)

Além do aspecto físico, não dá para comparar Pelé e seus herdeiros, a ideia não é essa. A única aproximação possível é olhar o que os filhos Joshua e Edinho, além do neto Octávio, fazem com o legado do rei do futebol. Aí, dá jogo. Octávio Felinto Neto acabou de se profissionalizar no Guarani, de Divinópolis (MG), da primeira divisão mineira. Ele chegou a ficar no banco na terceira rodada, contra o Cruzeiro, mas não jogou nenhuma vez. Está no começo mesmo. Mora no alojamento do clube, no estádio Waldemar Teixeira de Faria, em uma vida solitária e sem luxo. O nome do avô abre portas, mas não dá o colete de titular.

O atacante começou a chamar a atenção no sub-13 no Paraná ao fazer um gol que caiu na rede. Literalmente. Pelo Youtube, dá para ver o chapéu no goleiro e o toque de cabeça. O gol abriu portas no futebol paulista. Passou pelo São Paulo, Osasco, Santos e Independente, de Limeira (SP), sem se destacar na multidão. Parece que se encontrou em Minas Gerais. “Não esperava ser profissional aos 16 anos. É sensacional”, diz Octávio.

Newsletter RD

A mudança para Curitiba foi logo que sua mãe faleceu. Ele é filho de Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto, reconhecida como filha de Pelé em 1996 depois de uma longa e dramática batalha na Justiça. Pelé só reconheceu a filha depois dos exames de DNA. Dez anos depois, em 2006, Sandra faleceu vítima de câncer de mama, aos 42 anos.

Octávio não guarda mágoas, mas, na prática, a relação com Pelé não existe. Ele traz na memória um encontro de 2009, o único. “Durou uns cinco minutos, no hall do hotel”, contou. Em 2011, outros cinco minutos de papo pelo telefone. Recebeu a bênção e ouviu que não deveria desistir de seus sonhos. Hoje seus principais contatos são a tia-avó Lúcia e a dona Celeste, bisavó, mãe de Pelé. “Sei que ele tem os afazeres dele. Fico feliz com esse DNA. Mesmo não estando presente, ele ajuda”, diz o Pelezinho.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes