ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

IPEM-SP testa balanças utilizadas em feira livre

Fiscais vão conferir confiabilidade dos aparelhos até dia 30 (Foto: IPEM-SP)

Fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) começaram a avaliar as balanças utilizadas em feiras livres nas sete cidades do ABC. O trabalho prossegue até o dia 30. Os comerciantes devem procurar pelo serviço de verificação das balanças, para avaliação dos equipamentos, na Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa). O atendimento acontece todos os dias, exceto aos sábados, domingos e feriados, sempre das 9h às 12h e das 14h às 15h30.

Os instrumentos encaminhados ao órgão passarão por testes de medição, de acordo com o Inmetro. Também são examinadas características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado geral de conservação, marcas de verificação e lacres das balanças. Ao levar o equipamento, o feirante deve certificar-se de que o aparelho está limpo. Além disso, apresentar CPF ou CNPJ, comprovantes de residência e de pagamento da taxa metrológica, de acordo com o tipo de instrumento.

Newsletter RD

Em maio, os fiscais do IPEM percorrerão as feiras para verificar se as balanças estão corretas. e, assim, garantir que o consumidor pague pelo produto que adquiriu. Quem estiver com balança irregular será autuado e tem até 10 dias para se defender no IPEM-SP, que define multa de R$ 451 a R$ 25 mil, dobrando na reincidência. Tel.:4426-7333 ou na rua Atibaia, 390, Valparaíso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes