Luciano Coutinho substitui Mantega na presidência do conselho da Petrobras

A Petrobras confirmou nesta quinta-feira, 26, a renúncia do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega à presidência do conselho de administração da estatal. Ele será substituído pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que já integra o conselho da estatal desde abril de 2007. A substituição, entretanto, só é válida até a próxima assembleia geral de acionistas, prevista para abril.

A substituição foi aprovada “por maioria”, segundo comunicado divulgado pela Petrobras. A saída do ex-ministro já era dada como certa, mas a expectativa era que fosse anunciado um novo integrante para o conselho, e não uma substituição interna. A previsão era que o atual presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, assumisse a vaga. Segundo fontes, ele foi convidado pelo governo, mas ainda não há uma confirmação de sua participação no conselho.

Newsletter RD

A eleição completa do novo conselho de administração da empresa será na próxima assembleia geral dos acionistas, prevista para abril. Na ocasião, também será confirmado no cargo o novo representante dos funcionários no colegiado, Deyvid Bacelar, e do advogado Luiz Navarro, indicado pelo governo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes