ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Ribeirão assina convênio para viaduto e teleférico emperra

Prefeito Saulo Benevides assina o convênio. Foto: Gabriel Mazzo

O prefeito de Ribeirão Pires Saulo Benevides (PMDB) assinou nesta quinta-feira (13) convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção de um viaduto que vai ligar as partes alta e baixa da cidade. A verba federal de R$ 58,45 milhões é proveniente do PAC Mobilidade e faz parte da lista de obras do Plano de Mobilidade Regional elaborado pelo Consórcio Intermunicipal.

O viaduto vai conectar as avenidas Santo André e Humberto de Campos com as avenidas Capitão José Gallo e Prefeito Valdírio Prisco, sobrepondo a linha 10-turquesa da CPTM. A prefeitura calcula que o tempo de viagem na região vai ser reduzido em cerca de 25 minutos quando a nova via entrar em funcionamento.

Newsletter RD

O próximo passo é abrir a licitação para que seja realizado o projeto executivo do viaduto, o que deve ocorrer em dezembro, segundo a administração. “Na pior das hipóteses, as obras começam na metade do ano que vem”, estima Saulo Benevides. A duração da obra será de 18 meses.

Por pouco o projeto do viaduto de Ribeirão Pires não ficou de fora do Plano de Mobilidade Regional. Na primeira rodada de anúncio de verbas federais para obras no ABC, o município não foi contemplado com recursos. O Consórcio precisou solicitar ao Ministério do Planejamento a inclusão da cidade em uma segunda rodada de anúncio de recursos.

Teleférico

Uma das principais vitrines do governo Saulo Benevides, o teleférico vai começar a sair do papel em no máximo três meses, segundo o prefeito.

“A previsão nossa é começar a obra em janeiro, no máximo em fevereiro. Serão 12 meses para entrega, portanto será inaugurado até fevereiro de 2016. É um projeto de R$ 20 milhões e já estamos com o recurso, estão faltando apenas alguns detalhes de documentação. O projeto vai alavancar o nosso turismo”, acredita o prefeito.

Na primeira fase o teleférico ligará o Morro Santo Antonio, no Jardim Mirante, até o Parque Milton Marinho de Moraes (Camping), no bairro Estância Noblesse.

No ano passado, a prefeitura de Ribeirão Pires previu que a obra do teleférico teria início no terceiro trimestre de 2014.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes