ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Região tem leve queda na taxa de desemprego em setembro

Contratação de temporários para o Natal aqueceu números do comércio (Foto: Évora Meira)

A taxa de desemprego caiu em setembro. Era de 11,3% em agosto, e agora registra 11%. O contingente de desempregados foi estimado em 153 mil pessoas, 4 mil a menos em relação ao mês anterior. É o que aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feria (29) no Consórcio intermunicipal do Grande ABC, em parceria com o Seade e Dieese.

O nível de ocupação aumentou 0,6% e o contingente de ocupados foi estimado em 1.236 pessoas. A ocupação teve aumento em todos os setores analisados. Na indústria de transformação foram criados seis mil postos de trabalho (destaque para o segmento metal-mecânica, com 4 mil), o comércio criou dois mil postos, e serviços, outros quatro mil.
Segundo o pesquisador do Instituto Seade, Tomaz Ferreira Jensen, a expectativa para os empregos no comércio é positiva, com a contratação de temporários para o Natal. “Em todos os setores a tendência é de retomada, como em anos anteriores, mas destaque para o comércio com o final do ano chegando”, explica.

Newsletter RD

Para o pesquisador, o setor da indústria teve primeiro semestre muito ruim. “A indústria foi muito afetada pela Copa, além das incertezas do período eleitoral”, explica. Para ele, a retomada da produção industrial deve acontecer em 2015.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes