Polícia Militar realiza operação de combate ao crime em Santo André

A Operação Citadel, realizada no dia 11 de agosto resultou na queda de 95% no número de roubos (Foto: Miguel Denser/PSA)

A prefeitura de Santo André, em parceria com a Polícia Militar, realiza neste final de semana mais uma Operação Citadel, com o objetivo de coibir a criminalidade e garantir segurança nas ruas da cidade. Aproximadamente 300 agentes públicos participam da ação, que teve início nesta sexta-feira (12).

Estão envolvidos os serviços de Tropa de Choque, Bombeiros, Polícia Ambiental e Conselho Tutelar, além de servidores das seguintes áreas da Administração: Vigilância Sanitária, Zoonoses, Guarda Civil Municipal, Departamento de Segurança de Trânsito, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e Departamento de Manutenção e Obras.

Newsletter RD

“Temos que trabalhar em conjunto para resolver o problema dos crimes. Não é só polícia que vai solucionar. É necessário um trabalho que envolva uma série de órgãos”, argumenta o Secretário de Segurança Pública Urbana de Santo André, Coronel José Luis Martins Navarro“.

Segundo Navarro, o objetivo do programa é reduzir os indicadores criminais. “A segurança pública é um dever do Estado, mas é um direito de todos. Por isso nos esforçamos para dar tranquilidade ao morador de Santo André”, afirma. O secretário acrescenta que o objetivo principal é dar a sensação de segurança ao cidadão. “A sociedade tem papel essencial de passar a informação para a polícia. A ideia é ter um diálogo entre sociedade e as forças públicas para melhorar a cidadania“, explica.

A Comandante da Polícia Militar no ABC, Clauda Rigon, vê a integração entre os órgãos como fundamental para o sucesso da operação. “Essa integração fortalece a união dos órgãos e amplia as ações preventivas, além de transmitir para a população uma sensação de segurança. A Policia Militar é responsável pela parte ostensiva e preventiva, mas a segurança pública é muito maior que apenas a presença da polícia nas ruas. Situações de fiscalização de comércio ambulante irregular, fiscalização de trânsito e essa maior atenção são benéficas para os munícipes”, explica.

Segundo a Comandante, a expectativa é de, pelo menos, alcançar o número atingido mês passado. Ela acrescenta que não há periodicidade programada. “Não é fácil organizar uma operação desta magnitude, a ideia é que ela ocorra com frequência”, diz.

A Operação Citadel, realizada no dia 11 de agosto, no bairro Cidade São Jorge e arredores, resultou na queda de 95% no número de roubos, 74,2% nos crimes em geral (furtos, furtos de veículos, estelionatos e agressões), além de 67% de redução no número de roubo de veículos. A ação contou com 170 agentes públicos e teve como ponto de partida o Paço Municipal, na região central da cidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes