Adeus a Eduardo agita tráfego aéreo com políticos

Acidente aéreo matou Eduardo Campos. Foto: DELAMONICA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vários políticos do ABC têm relatado dificuldade em conseguir voo para Recife no intuito de acompanhar o velório e o enterro do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Candidato a presidente, o socialista morreu nesta quarta, vítima de acidente aéreo em Santos. “Desde que foi confirmado o local das últimas homenagens, estamos tentando comprar passagens, mas até agora nada”, relatou o vereador de Santo André, Almir Cicote (PSB), candidato a deputado estadual. A movimentação ocorre também no terrestre, com o congestionamento nos bastidores do PSB e da Rede. Políticos ligados aos dois partidos se deslocaram nesta quarta (13) para vários pontos, principalmente a Baixada Santista, local do acidente, e os comitês centrais do PSB e Rede na capital paulista.

Último adeus
O vereador de São Bernardo, Antonio Cabrera, único do PSB na cidade com cadeira no Legislativo, foi um dos que disse que iria para o litoral dar adeus a Eduardo Campos. O político saiu da sessão comentando o assunto com os parlamentares. Procurado pela reportagem, Cabrera não atendeu aos contatos.

Newsletter RD

DP I
A entrega da revitalização do 2º Distrito Policial de São Caetano (rua Silvia, 160), prevista para esta quinta-feira (14), foi adiada em virtude do luto oficial pela morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República, Eduardo Campos. Uma nova data será definida e anunciada em breve pela Prefeitura.

De olho em Chioro I
Nos bastidores da política de São Bernardo, há quem diga que já está tudo certo para a sucessão de 2016. O nome a ser escolhido pelo prefeito Luiz Marinho para passar o bastão seria o secretário Tarcísio Secoli (Serviços Urbanos). Luiz Fernando Teixeira, mesmo se for eleito deputado estadual, seria importante no processo de construção estadual da candidatura de Marinho para 2018 e o ministro, Arthur Chioro, seria indicado para concorrer à Prefeitura de Santos em 2016.

De olho em Chioro II
Porém, dizem, que nem toda a possibilidade está descartada de Arthur Chioro ainda transferir, até 2016, o título, e consequentemente o domicílio eleitoral, para São Bernardo. O ex-secretário de Saúde do município seria tratado como plano B na estratégia petista.

Vende-se
O prefeito de Santo André foi a Brasília nesta semana para participar de reunião do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Carlos Grana (PT) foi reforçar o pedido para que o órgão autorize a Braskem a comprar a Solvay Indupa, que está instalada no município e produz PVC. A prefeitura e o Sindicato dos Químicos do ABC defendem a negociação porque avaliam que é a melhor forma de manter a fábrica em funcionamento e segurar os empregos.

Fundação
A visita de Grana a Brasília teve também outros objetivos. O prefeito participou nesta quinta-feira (14) de audiência com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para discutir a dívida da Fundação Santo André. Carlos Grana defende a renegociação dos débitos da instituição de ensino, que já deve R$ 108 milhões em impostos. 

Dib e Marinho
O filho do deputado federal William Dib (PSDB), Murilo Dib, deve ser indicado nos próximos dias para um cargo destacado na Fundação ABC. O nome dele foi sugerido ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que não deverá vetá-lo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes