ABC - quarta-feira , 7 de maio de 2025

Santo André multa invasão de corredores de ônibus a partir da próxima segunda

Agentes de trânsito serão distribuídos na região central; intenção é coibir infração dos motoristas no binário das ruas Arthur de Queirós e General Glicério

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e do Departamento de Engenharia de Tráfego, começará a autuar motoristas que desrespeitem a exclusividade dos dois primeiros corredores de ônibus da cidade a partir da próxima segunda-feira (13). Nesta semana, a Administração intensificará a orientação e distribuirá na cidade com banners informando a data definida para iniciar a aplicação das infrações.

Para o Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, embora o índice de respeito dos motoristas em relação aos corredores seja elevado, é importante garantir que não exista desinformação por parte dos motoristas. Por isso, a campanha se estenderá por mais uma semana. “Vamos reforçar ainda mais a cultura do respeito aos corredores de ônibus na cidade. Justamente por serem os dois primeiros, a importância de se implantar este tipo de campanha educativa é fundamental”, pontuou.

Newsletter RD

Instalados no mês de dezembro, na região central, na Avenida Perimetral e no binário que compreende as ruas Artur de Queirós e General Glicério, os locais foram os primeiros contemplados, de um total de 13 que serão implementados na cidade. A faixa exclusiva da Rua Arthur de Queiroz e Rua General Glicério, que passará ainda pelas ruas Queiroz dos Santos, Avenida Firestone, Siqueira Campos e Luiz Pinto Fláquer, funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e aos sábados, das 6h às 14h. Este corredor terá 3,1 quilômetros e transportará por dia 181 mil passageiros. O segundo, chamado corredor Perimetral, funcionará no mesmo horário e terá 1,8 quilômetros, com previsão de transportar 141 mil pessoas.

Além disso, a Prefeitura colocará em operação, ainda neste mês, outros dois corredores, o das avenidas Carijós e Dom Pedro I. Com uma faixa sentido bairro/centro, o primeiro fará a ligação da Avenida Brasília com a Rua Coronel Seabra e terá funcionamento diferenciado, das 6h às 10h, de segunda a sábado. Este corredor terá 4.390 metros e transportará 24,5 mil passageiros ao dia. O corredor da Avenida Dom Pedro I, que passará pela Capitão Mário Toledo de Camargo, funcionará também no mesmo horário, com 2,6 quilômetros e transportando 42.604 passageiros por dia. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes