Mauá lança Incubadora Pública

Helcio, Marcelo e Donisete posam segurando chave do equipamento que levara qualificação aos empreendimentos solidários. Foto: Evandro Oliveira

A Prefeitura de Mauá lançou, na manhã desta segunda-feira (16), a Incubadora Pública Itinerante. Trata-se de um veículo utilitário equipado com recursos para levar assessoria econômica, financeira, administrativa, contábil, jurídica, social e ambiental às cooperativas e empreendimentos solidários espalhados pela cidade.

A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) e teve participação do prefeito Donisete Braga, de secretários municipais, representantes da sociedade civil e Câmara Municipal.

Newsletter RD

A inovação se tornou possível graças a convênio de R$ 880 mil celebrado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária. O valor corresponde ao veículo e à contratação de corpo de especialistas para ministrar cursos de gestão nas diversas áreas, pelo período de dois anos.

“Mauá é a primeira cidade do País a lançar uma Incubadora Pública Itinerante, ferramenta que permite levar as políticas da economia solidária às pessoas que não podem ou não tem condições de vir até o CPTR” – destacou o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira.

A Incubadora Pública Itinerante é dotada dos equipamentos necessários para realização de cursos e palestras em qualquer região da cidade, incluindo tela de LCD, cadeiras dobráveis e mini cozinha com cooktop, para cursos na área de gastronomia. Atualmente a Secretaria de Trabalho e Renda dá suporte a quatro empreendimentos solidários nos ramos de artesanato, têxteis e reciclagem, e conta com mais de uma dezena de grupos em formação.

O lançamento da Incubadora Itinerante representa o fechamento da Semana de Economia Solidária, instituída por lei na Câmara Municipal. Além deste ato legal, a realização de cursos e de Feira Regional que concentrou 28 empreendimentos solidários na Praça 22 de Novembro integraram o período alusivo a esta modalidade de inclusão socioeconômica.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes