Oposição prefere Jarbas para possível sucessão de Renan

O progressivo enfraquecimento político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está embalando o surgimento de nomes dentro do PMDB para sucedê-lo no posto. Enquanto a ala oposicionista do partido tenta impulsionar a candidatura do peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE), o grupo governista trabalha com o nome de Gerson Camata (ES) para o lugar de Renan.

Embora adversários e aliados do Planalto tenham a cautela de tratar de sucessão discretamente, um senador do DEM considera ?fatal? que a oposição entre na disputa e diz que a sucessão já começou a ser discutida dentro do plenário, em conversas reservadas. Segundo esse parlamentar, o nome mais citado ontem foi o de Camata.

Newsletter RD

Um dirigente do PSDB explica, no entanto, que o senador capixaba é apenas uma ?opção a mais do governo?, já que José Sarney (AP) não admite entrar em disputa, mesmo sendo o nome mais forte do PMDB e o preferido do Planalto. O dirigente insiste em que a preferência da oposição é por Jarbas. Tanto que, segundo ele, um pequeno grupo de parlamentares do PSDB, do DEM e do PMDB já chegou até a contabilizar os votos favoráveis ao pernambucano. Discreto, Jarbas recusa-se a falar em sucessão.

O tucano argumenta que, como Renan mantém chances de sobreviver no plenário e a base ainda está organizada, Jarbas só teria 36 dos 81 votos. Pode parecer pouco, mas é mais que os 28 que o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), obteve quando enfrentou Renan no início do ano – vitorioso com o apoio de 52 senadores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes