
Equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo auxiliaram no nascimento de uma bebê nesta segunda-feira (11/5), durante patrulhamento pela avenida Prestes Maia, na região central da cidade. Após serem acionados por um motorista que transportava a esposa em trabalho de parto, os guardas municipais Liliane Silva e Paulo Moraes acompanharam o veículo até o Hospital de Urgência (HU), onde a criança nasceu dentro do carro da família.
A equipe realizava patrulhamento pela região quando foi abordada por Geneson Luiz da Silva, de 30 anos. O motorista informou que a esposa, Karoline Sena de Oliveira, 32 anos, estava em trabalho de parto dentro do veículo e precisava chegar ao hospital com urgência. Segundo os agentes, Karoline já apresentava fortes contrações e sinais de exaustão. Diante da situação, a equipe iniciou a escolta até o HU, com sirenes e sinais luminosos para abrir caminho na Prestes Maia.
Nascimento
Ao chegarem em frente ao hospital, na rua Joaquim Nabuco, os agentes perceberam que não haveria mais tempo para retirar a gestante do veículo e levá-la até a maternidade. A bebê já estava prestes a nascer. Enquanto o GCM Paulo Moraes auxiliava na segurança da ocorrência e no apoio à família, a GCM 2ª classe Liliane colocou luvas de procedimento e iniciou o trabalho de parto ainda dentro do automóvel, até a chegada da equipe médica.
Mãe de cinco filhos, a GCM Liliane Silva afirmou que a ocorrência foi um dos momentos mais marcantes da carreira. “Quando percebi a situação dela, vi que não daria tempo de chegar à sala de parto e começamos ali mesmo o procedimento. Dentre tantas coisas que passamos na profissão, trazer uma vida ao mundo é um acalento para a alma. Felizmente tudo ocorreu bem, sem nenhuma intercorrência, e isso recompensou todo o momento de tensão que antecedeu o nascimento”, disse a agente.
Poucos minutos depois, Ana Cecília nasceu saudável ainda no interior do veículo. A bebê veio ao mundo com 2,59 quilos e 47 centímetros. Na sequência, profissionais do HU deram continuidade ao atendimento e auxiliaram no acolhimento da mãe e da recém-nascida.
Karoline Sena relembrou que as contrações aumentaram rapidamente durante o trajeto até o hospital e que o nascimento aconteceu poucos minutos após o início da escolta realizada pela GCM. “Quando a bolsa estourou, eu ainda achei que daria tempo de chegar ao hospital, porque as dores estavam fracas. Mas, em menos de dez minutos, as contrações aumentaram muito e eu já sentia a cabeça da bebê saindo. A GCM Liliane me ajudou a deitar no banco do carro, me acalmou o tempo inteiro. Isso me deu força naquele momento”, relatou.
Capacitações
A atuação da equipe mostra também a importância da política permanente de capacitação da GCM de São Bernardo. O Centro de Formação da GCM mantém, em 2026, uma grade anual com 92 capacitações e cerca de 3.200 horas-aula, voltadas ao preparo técnico e operacional do efetivo.
Entre os treinamentos realizados pela corporação estão aulas de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar ministradas em parceria com equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com procedimentos de emergência voltados ao suporte básico de vida e ao atendimento inicial em situações críticas, como ocorrências clínicas e partos emergenciais.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
