
Com as Eleições 2026 marcadas para 4 de outubro, a Justiça Eleitoral já iniciou a mobilização de quem atuará na linha de frente do pleito: as mesárias e os mesários. As inscrições para integrar a mesa receptora de votos estão abertas e podem ser feitas pela página do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), pelo aplicativo e-Título ou diretamente nos cartórios eleitorais;
Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral. A legislação, porém, estabelece restrições: não podem atuar como mesários candidatos e seus parentes até o segundo grau, integrantes de diretórios partidários, autoridades policiais, ocupantes de cargos de confiança no Executivo e pessoas vinculadas ao serviço eleitoral.
Peça-chave no dia da votação, o mesário exerce função direta no atendimento ao eleitor. Cabe a ele organizar filas, conferir documentos, liberar o voto na urna eletrônica e registrar eventuais ocorrências em ata.
Além do caráter cívico, o serviço também oferece benefícios. A participação garante dois dias de folga no trabalho para cada dia de atuação, sem prejuízo do salário, além de auxílio-alimentação, fixado em R$ 65 por turno, conforme a Portaria TSE nº 86/2025. A experiência ainda pode contar como atividade complementar em cursos universitários conveniados e, em alguns casos, servir como critério de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
