
Ribeirão Pires encerrou, neste domingo (22/03), a Entoada Nordestina, que saiu do Complexo Ayrton Senna e ocupou as ruas do Centro da Estância, para celebrar a cultura nordestina e fortaleceu o comércio local. A iniciativa fez parte da programação oficial dos 72 anos da cidade e seguiu os moldes do Festival do Chocolate.
Ao todo, 30 estabelecimentos aderiram ao festival, entre restaurantes, food trucks e carrinhos, com mais de 100 opções gastronômicas típicas, entre doces e salgados. Pratos tradicionais como sarapatel e cartola, além de releituras criativas, como fondue nordestino e filé mignon ao molho de rapadura, atraíram o público e reforçaram o potencial turístico e gastronômico da cidade.
Ao longo dos três dias, a Entoada levou música, cultura e gastronomia para o Centro. No último dia, famílias circularam pelas ruas, dançaram ao som do forró e acompanharam as manifestações culturais espalhadas pelo evento.
A programação contou com 12 atrações distribuídas nos palcos Juazeiro, Petrolina e Rastapé, além de intervenções itinerantes, como a Folia Nordestina, estátuas vivas, o varal de histórias e a chuva de cordéis. O encerramento ficou por conta da banda Falamansa, que atraiu grande público ao Paço Municipal com sucessos como “Rindo à Toa”, “Xote da Alegria” e “Confidências”.
Um dos destaques deste domingo foi a primeira visita monitorada ao Mirante da Torre do Centro Histórico Literário, realizada pelo Centro de Informações Turísticas (CIT). Inaugurado na última quinta-feira (19), data do aniversário da cidade, o espaço abriu ao público com acompanhamento especializado e apresentou uma nova vista do município aos visitantes.
Calendário turístico
Ao todo, 127 atividades estão previstas ao longo do ano, entre festivais culturais, eventos religiosos, práticas esportivas, feiras temáticas e ações de lazer. As datas podem sofrer alterações conforme logística, clima, parcerias e decisões operacionais.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
