
A parceria entre Ribeirão Pires e a Cooperpires (Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Ribeirão Pires) garantiu avanços na coleta seletiva desde 2024, com aumento do volume de materiais recuperados e manutenção da cobertura integral do serviço em todo o município.
Com contrato de até R$ 398 mil anuais e remuneração por produtividade, a cooperativa ainda enfrenta o desafio de ampliar a participação da população, enquanto o município busca cumprir as metas do Plano Municipal de Resíduos Sólidos para elevar o volume de recicláveis.
A execução do contrato nº 286/2024, firmado entre a prefeitura e a Cooperpires, assegurou a continuidade e o fortalecimento da coleta seletiva ao longo de 2025. O acordo prevê valor mensal máximo de R$ 33.174,07 — podendo alcançar R$ 398.088,84 no ano — além de remuneração adicional de R$ 737,20 por tonelada coletada, limitada a 45 toneladas por mês.
Entre janeiro e setembro de 2025, o volume mensal médio de recicláveis chegou a 47,78 toneladas, acima do limite previsto para o pagamento por produção. No mesmo período, o município registrou média de 2.245,41 toneladas de lixo domiciliar, o que mostra que pouco mais de 2% dos resíduos gerados entram efetivamente na cadeia de reciclagem.
A Cooperpires é hoje a única cooperativa conveniada e ativa na cidade, responsável pela execução do serviço e pelo contato direto com os moradores. A coleta seletiva cobre 100% do território e funciona sob demanda: os munícipes solicitam o serviço pelo aplicativo Ribeirão Pires Digital ou pelos canais de atendimento da prefeitura e da cooperativa.
Para ampliar a adesão da população, a Cooperpires intensificou campanhas informativas, com distribuição de materiais nos bairros e publicações nas redes sociais. A prefeitura também mantém ações permanentes de divulgação, incluindo orientações para a separação correta dos resíduos e campanhas específicas para recolhimento de pilhas, lâmpadas, baterias, placas de raio-X e vidros.
Essas iniciativas seguem as metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que estabelece aumento anual de 5% no volume de materiais triados e comercializados, expansão dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e Ecopontos, fortalecimento das ações de educação ambiental e aprimoramento do monitoramento dos resíduos sólidos.
Com indicadores em crescimento e novas estratégias de engajamento, Ribeirão Pires avança no fortalecimento da coleta seletiva e no incentivo à economia circular. O desafio para os próximos meses é ampliar a participação dos moradores e reduzir a quantidade de resíduos que ainda seguem diretamente para a coleta regular.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
