
Com o objetivo de elevar a preparação de estudantes e recém-formados para o mercado de trabalho, o Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) disponibiliza o Simulador de Entrevistas, uma ferramenta com inteligência artificial acessível pela página de Assistentes Virtuais da instituição: https://www.fsa.br/assistentes-virtuais/.
No simulador, o usuário pode vivenciar um fluxo realístico de entrevista: perguntas encadeadas, troca de diálogo com o “entrevistador” digital e, ao final, receber um feedback detalhado sobre sua performance. Há ainda a opção de upload do currículo, para que o sistema identifique pontos de melhoria e ofereça dicas para tornar a apresentação mais eficaz.
A FSA informa que o simulador já está disponível — basta acessar o site institucional — e que se trata de mais uma etapa dos esforços da universidade em integrar tecnologia e inovação ao processo formativo. Segundo a instituição, a ferramenta visa não apenas preparar o aluno para responder bem às perguntas, mas oferecer insights sobre estilo, clareza, estrutura das respostas e pontos de aprimoramento.
A iniciativa tem potencial para encurtar a distância entre a formação acadêmica e as demandas reais do mundo corporativo. Além de servir como um espaço seguro de treino, o simulador permite que o usuário reflita sobre suas respostas, reveja suas falhas e ganhe confiança antes de enfrentar entrevistas presenciais ou virtuais de fato.
Especialistas em educação e empregabilidade avaliam positivamente esse tipo de ferramenta, desde que seja vista como complemento, nunca substituta, da preparação humana. Embora a IA possa analisar coerência de respostas, padrões de argumentação e oferecer sugestões de melhoria, não capta aspectos como expressões faciais sutis, entonação emocional ou dinâmicas pessoais entre entrevistador e candidato.
A FSA pretende monitorar continuamente o uso do simulador, recolher feedbacks dos usuários e aprimorar os cenários de entrevista e a sofisticação da avaliação. A expectativa é que essa ferramenta aumente as chances de sucesso profissional dos alunos e reforce o papel da Fundação Santo André como referência em práticas pedagógicas inovadoras.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
