
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), marcou para o próximo sábado (21/06), uma reunião com comerciantes locais para falar sobre o novo modelo do Festival do Chocolate, que completa 20 anos em 2025. A ideia é descentralizar o evento, criando um corredor que vai do Paço até a Vila do Doce, passando por todo o Boulevard Gastronômico.
Ao descentralizar o evento, o prefeito quer fomentar o maior consumo no comércio local, alavancando o ticket médio de cada visitante. A ideia é que o evento comece no último final de semana de julho e vá até o penúltimo final de semana de agosto.
Outro ponto de convencimento é para que os restaurantes possam trabalhar em pratos especiais para o período, o que pode fazer com que o Festival tenha funcionamento não apenas nos finais de semana, mas também nos demais dias da semana. Caso ocorra a aprovação, o projeto será apresentado oficialmente na próxima semana.
Comissão em São Bernardo quer investigar obra do km 16 da Anchieta
Recém-entregue, a obra sobre a nova saída do km 16 da rodovia Anchieta entrou na mira da Comissão Especial de Obras, na Câmara de São Bernardo. Foram solicitados documentos para entender o projeto. Existem dúvidas sobre a proposta inicial e a que foi entregue, principalmente levando em conta o investimento de R$ 32 milhões, algo que chamou a atenção de parlamentares e geraram novas críticas ao ex-prefeito Orlando Morando.
Vereador de Santo André propõe criação de pontos de apoio para motoristas

O vereador Clóvis Girardi (PT) apresentou na Câmara Municipal de Santo André, nesta terça-feira (17/06), um projeto de lei que propõe a criação de pontos de apoio para motoristas de aplicativo. A proposta, pioneira na região, prevê locais com infraestrutura básica — como banheiros, áreas de descanso e tomadas para celulares —, sem custos para o município, viabilizados por parcerias público-privadas.
O projeto, que agora tramita na Casa, busca garantir condições dignas de trabalho a uma categoria essencial para a mobilidade urbana.
São Caetano debate projeto que proíbe apologia ao crime em eventos infantojuvenis
A Câmara Municipal de São Caetano discutiu, nesta terça-feira (17/06) o projeto de lei do vereador César Oliva (PSD), líder do Governo na Casa, que proíbe a contratação de artistas e eventos voltados ao público infantojuvenil que façam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. Apesar do parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Justiça e Redação, o plenário aprovou o pedido de arquivamento feito pelo autor, que pretende reapresentar o texto com ajustes.
Aula gratuita de defesa pessoal para mulheres será realizada em Santo André
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Santo André realizará, no dia 28 de junho, às 10h, uma aula gratuita de defesa pessoal no Parque Celso Daniel. A iniciativa, idealizada pela vereadora Ana Veterinária (PSD), contará com instrução da especialista em muay thai Amanda Izipato, e tem como objetivo fortalecer a capacidade de reação e a autoestima das mulheres. As interessadas devem se inscrever online.
Câmara de Diadema vota projetos sobre população de rua, direitos LGBTQIAPN+ e proteção animal
A Câmara Municipal de Diadema realiza, nesta quarta-feira (19/06), uma sessão para discutir três projetos de lei. A vereadora Patty Ferreira (PT) propõe a renomeação do Centro Pop para “Centro Pop Papa Francisco”. O vereador Gel Antônio (PT) sugere a criação do Selo “Empresa Amiga da Comunidade LGBTQIAPN+”. Já Jerry Bolsas (PSB) propõe o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Animais Abandonados no município.
(Informações: Carlos Carvalho e Henrique Araújo)