
Ribeirão Pires realizou, no último fim de semana, duas cerimônias marcantes para a história e a espiritualidade da cidade. No sábado (7/06), foi lançada a pedra fundamental da Capela Nossa Senhora da Saúde, no Jardim dos Eucaliptos, em Ouro Fino. No domingo (8), foi a vez do bairro Santa Luzia receber o lançamento da pedra fundamental da réplica da histórica Capela de Santa Luzia.
As novas igrejas funcionarão como espaços de acolhimento espiritual e desenvolvimento de ações sociais.
Ainda no sábado, o padre Clemilson Pereira abençoou os presentes e enalteceu a perseverança dos moradores. “A comunidade nunca desistiu de conquistar um espaço próprio. Neste sábado, a bênção foi em dose dupla”, ressalta.
Despedida do padre Clemilson
No domingo, o bairro Santa Luzia recebeu fiéis e autoridades para o lançamento da pedra fundamental da nova Capela de Santa Luzia, que será construída como uma réplica da igreja original, em comemoração aos 100 anos da devoção local. Na mesma ocasião, foi celebrada a missa de despedida do padre Clemilson Pereira Teodoro, que se despediu oficialmente da comunidade após anos de trabalho à frente da Paróquia Santa Luzia. Ele foi nomeado pároco da Paróquia Bom Pastor, em Mauá, e assumiu a nova missão no dia 15 de maio.
Natural de Caratinga (MG), padre Clemilson nasceu em 17 de julho de 1979 e ingressou no seminário do Instituto dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe em 1998. Estudou filosofia no Mosteiro São Bento e teologia na Escola Dominicana de Teologia, ambos em São Paulo, além de ter realizado um período de formação em Bolonha, na Itália. Ordenado presbítero em 8 de dezembro de 2009, sua trajetória pastoral incluiu missões em diversas cidades do Brasil.
Em Ribeirão Pires, assumiu a Paróquia Santa Luzia em fevereiro de 2019 e, posteriormente, foi nomeado pároco, cargo no qual se destaca pelo acolhimento, liderança comunitária e atuação social. Sua despedida foi marcada por emoção e reconhecimento por parte dos fiéis e da comunidade.
Projetos
A Igreja Nossa Senhora da Saúde será construída no terreno da Praça Esportiva Dois Irmãos – José Orlando e Sebastião Luis Freire, na rua Viçosa, Jardim dos Eucaliptos.
No bairro Santa Luzia, a Capela de Santa Luzia será erguida em área pública na rua Giácomo Amadeo Scomparim. A escolha do local e a proposta de uma réplica da igreja original resgatam a tradição centenária da devoção à padroeira da visão, profundamente enraizada na identidade local.