ABC - quarta-feira , 9 de julho de 2025

Corecon-SP promove 11º Café com Economistas do ABC em Santo André

O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) promove, no próximo dia 14 de junho (sábado), o 11º Café com Economistas do ABC. O encontro reunirá profissionais da área, docentes e estudantes de Ciências Econômicas para uma manhã de reflexões, networking e troca de experiências sobre os rumos da economia e os desafios da gestão pública. O evento acontece das 8h às 12h, no Hotel Blue Tree, localizado na avenida Portugal, 1464 – Centro, Santo André, com participação gratuita e aberta ao público.

Com uma programação voltada a temas atuais e estratégicos, o evento contará com quatro palestras:

Newsletter RD

  • “Orçamento Público e Plano Plurianual”, com Odilon Guedes, presidente do Corecon-SP
  • “A responsabilidade social do/a economista”, com Fernanda Cardoso, professora da UFABC
  • “Neoindustrialização”, com Haroldo da Silva, vice-presidente do Corecon-SP
  • “Inteligência Artificial”, com Welinton dos Santos, conselheiro do Corecon-SP

A recepção será das 8h às 9h, com café da manhã e credenciamento. Em seguida, começam as apresentações.

(Foto: RDtv)

“O café já passou por várias cidades do Estado. É um encontro importante, no qual levamos temas de grande relevância aos economistas e convidados”, destaca o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, durante entrevista ao RDtv Momento Econômico. Segundo o dirigente, os debates contemplam desde o papel do Estado na economia até os impactos da inteligência artificial na atuação profissional dos economistas.

Para Antonio Fernando, conselheiro do Corecon e professor de Economia da USCS e da Fundação Santo André, o encontro no ABC é uma oportunidade estratégica para reforçar a atuação do conselho na região. “O ABC é uma região pujante, mas que tem enfrentado transformações significativas com a transição para uma nova matriz energética e produtiva. O avanço das tecnologias inteligentes e as mudanças nos arranjos industriais exigem uma nova postura dos economistas, e isso precisa ser discutido com profundidade”, avalia.

O professor também enfatiza a importância da articulação com entidades regionais. “Temos no ABC um colégio relevante de economistas e instituições formadoras. O Corecon-SP, maior conselho regional do país, quer estar ainda mais próximo dessas entidades. O diálogo é essencial”, afirma.

Antonio cita o Consórcio Intermunicipal do ABC como exemplo de integração regional que pode se beneficiar desse tipo de debate. “O Consórcio traz uma visão conjunta das sete cidades e pode ser um parceiro importante. Queremos contribuir para a região como um todo, ouvindo empresários, professores e estudantes e pensando, juntos, os caminhos que devemos construir”, diz.

Foco em orçamento e participação social
Um dos temas centrais do encontro será a importância do Orçamento Público e do Plano Plurianual (PPA) — instrumentos fundamentais da gestão pública. “Vamos apresentar informações básicas sobre o processo orçamentário na região, que movimenta bilhões de reais, e destacar o papel do poder público e da sociedade nesse processo. A população precisa entender como esses mecanismos funcionam”, afirma Odilon Guedes.

Segundo o economista, o orçamento é a principal ferramenta de gestão do Estado e deve ser elaborado com participação social e metas claras. “O PPA é essencial para garantir a continuidade das políticas públicas entre governos, evitando descontinuidade e assegurando investimentos sustentáveis e estruturantes”, afirma.

Antonio Fernando reforça a necessidade de envolvimento da sociedade civil na definição e no acompanhamento desses instrumentos. “Audiências públicas e conselhos gestores são fundamentais para dar voz à população e tornar as decisões mais democráticas e eficazes”, destaca.

Com foco na formação profissional, diálogo institucional e engajamento social, o Café com Economistas se consolida como um espaço de construção coletiva frente aos principais desafios econômicos do país e da região. O Corecon-SP reforça, ainda, o compromisso de seguir promovendo espaços de diálogo sobre temas fundamentais para o País.

“Acreditamos que o debate qualificado é essencial para encontrar soluções concretas. Vamos continuar a incentivar a participação e a construção coletiva de ideias em prol de uma sociedade mais equilibrada e desenvolvida”, afirma o presidente.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes