
Entre a Mata Atlântica e o Rio Ribeira de Iguape, o Vale do Ribeira reúne saberes, sabores e histórias de resistência. Esse território inspira a exposição Tradições Gastronômicas, em cartaz até 1º de julho no Museu de Arte Popular, no Centro Cultural Diadema. A visitação é gratuita.
Com curadoria do professor e pesquisador Carlos Zibel, a mostra promove uma imersão no universo alimentar do Vale por meio de fotografias, objetos históricos, acervos culturais e recursos audiovisuais. A expografia apresenta microterritórios gastronômicos, modos de vida e práticas de povos indígenas, quilombolas, caiçaras e imigrantes, destacando tradições ancestrais e expressões alimentares ainda presentes na região.
Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Vale do Ribeira é abordado na exposição a partir de três eixos: o povoamento inicial, os encontros culturais que moldaram sua culinária e as práticas alimentares que seguem vivas nas comunidades locais.
A mostra valoriza a cultura alimentar como patrimônio vivo e promove acessibilidade com textos de leitura facilitada e ações formativas em parceria com escolas, instituições de ensino e coletivos de Diadema.
O Centro Cultural Diadema está localizado na rua Graciosa, 300, no Centro.