
Para incentivar a destinação correta de resíduos recicláveis em Santo André, aprimorar o atendimento aos moradores e garantir mais segurança aos zeladores, a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou a reforma da Estação de Coleta Sacadura Cabral.
A estação receberá novo cercamento, padronizado conforme os ecopontos mais recentes, e a guarita será reformada para evitar invasões e furtos. Também serão instaladas baias para a separação de resíduos volumosos, como sofás, colchões, pneus e isopor. Essas baias garantirão maior segurança no armazenamento dos materiais e facilitarão sua organização e remoção. A instalação será uma ação experimental e, se bem-sucedida, será replicada nas demais unidades.
O espaço contará ainda com um jardim de chuva, projetado para reter a água pluvial no local. O jardim será construído com o conceito de SBN (Soluções Baseadas na Natureza) e reforça as ações sustentáveis do projeto. A iniciativa também está alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Após a reforma, a área verde no fundo do ecoponto será usada para reaproveitamento de materiais, compostagem e compensação de carbono.
Atualmente, as intervenções acontecem com a Estação de Coleta Sacadura Cabral aberta ao público, mas o local será fechado por 30 dias ainda neste mês para a conclusão dos trabalhos. A autarquia informará a população por meio de faixas e redes sociais.
Para 2025, estão previstas reformas nos ecopontos Coleta Cata Preta, Paraíso, Ipanema, Cerquilho e Antonina. A Estação de Coleta Sacadura Cabral está localizada na rua Lauro Muller, 400, na Vila Sacadura Cabral. Todos os endereços e horários de funcionamento das 30 unidades da cidade estão disponíveis no site do Semasa, no link https://bit.ly/estacoesdecoleta.