
Nesta quinta-feira (08/05), data que marca os 80 anos do Dia da Vitória na Europa (fim oficial da Segunda Guerra Mundial no continent), Ribeirão Pires realizou uma solenidade cívico-militar no Paço Municipal em homenagem aos expedicionários da cidade que lutaram na Itália. Em um gesto simbólico, o município apadrinhou um Blindado Guarani do Exército Brasileiro, que agora leva o nome da cidade.
A cerimônia contou com o apoio da Loja Maçônica Fraternidade de Ribeirão Pires e reuniu autoridades civis e militares, estudantes das escolas E.E. Dom José Gaspar, Colégio São José e Colégio Toth, além de representantes das Forças Armadas.
Durante o evento, foram lembrados os nomes dos combatentes ribeirão-pirenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na campanha da Itália: Waldemar Cerezoli, Ricardo Oliveira, Artêmio Giachello, Carlos Marquez, João “Juquinha” de Morais, Santo Sachetti, Sebastião Rodrigues, Valdermar Ramalho e Wadhi Cury (1° Tenente). Seus feitos foram exaltados como símbolo de coragem, patriotismo e dedicação à pátria.
O ponto alto da cerimônia foi o apadrinhamento do blindado Guarani pelo município. O veículo militar, utilizado atualmente pelo Exército Brasileiro, passou a carregar o nome “Ribeirão Pires”, para eternizar a contribuição da cidade para a história nacional.
Após a cerimônia, a Loja Maçônica promoveu uma roda de conversa no Centro de Referência ao Idoso (CRI), com o objetivo de fortalecer a conexão entre gerações e preservar a memória dos combatentes da Segunda Guerra.