ABC - sexta-feira , 9 de maio de 2025

Polícia prende em São Paulo chefão do PCC na tríplice fronteira com Peru e Bolívia

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (07/05), na zona Leste de São Paulo, o chefão do PCC no Acre, Paulo Roberto Estevam de Carvalho, o Paulo Baladeira, apontado como o líder máximo do tráfico de cocaína na tríplice fronteira do Brasil com o Peru e a Bolívia.

Condenado a 21 anos de prisão, ele foi localizado por agentes do Deic (Departamento Estadual de Investigações contra o Crime Organizado) em uma distribuidora de bebidas na rua Flor de Inverno, esquina com a travessa José Antônio Arze, Jardim das Camélias, zona Leste da capital paulista.

Newsletter RD

Relatório de Inteligência da Polícia, ao qual o Estadão teve acesso, indica que Paulo Baladeira é liderança da organização criminosa Primeiro Comando da Capital, com atuação comprovada nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre.

Ele é acusado de promover ações criminosas com extrema violência na região de fronteira.

A Polícia de São Paulo recebeu um alerta dos policiais do Acre com informações sobre o possível esconderijo de Baladeira. O relatório destacou que o chefão do PCC na tríplice fronteira estaria escondido na distribuidora de bebidas – da qual seria o proprietário – no Jardim das Camélias.

Baladeira já havia sido capturado em 2023 na cidade de Brasiléia – divisa com a localidade de Cobija, capital do Estado do Pando, na Bolívia -, por agentes da Operação Remato, conduzida pela Regional de Polícia do Alto Acre. A investigação revelou que ele usava uma chácara como entreposto do comércio de cocaína.

Na ocasião, o líder do PCC no Acre foi resgatado por um grupo armado que invadiu a Delegacia de Brasiléia. Durante a ação, o bando levou todas as armas da unidade policial. Baladeira foi preso novamente e, mesmo monitorado com tornozeleira eletrônica, conseguiu fugir para São Paulo.

Nesta quarta-feira (07), os agentes da 6ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro do Deic, sob comando dos delegados Fernando José Goes Santiago e Tárcio Lara Marcozo Severo, localizaram Baladeira em São Paulo.

Segundo a Inteligência da Polícia, mesmo escondido em São Paulo, Baladeira continuou a comandar operações criminosas à distância, incluindo a autorização para execuções de membros de facções rivais na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia.

Seu envolvimento no tráfico de drogas e na disseminação da violência fez dele um alvo prioritário das forças de segurança, que trabalhavam intensamente para sua captura.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes