O Centro de Inovação ‘Inova USCS’ para o Desenvolvimento Regional foi inaugurado nesta terça-feira (06/05), em São Caetano. Em um espaço de cerca de 1 mil metros quadrados, a intenção é ampliar o apoio para startups e empresas de pequeno e médio porte para o desenvolvimento nas áreas de tecnologia e inovação. O projeto, iniciado há dois anos, abriga 21 empresas em processo de incubação.
Com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação, o espaço localizado dentro do campus Centro, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), conta com três laboratórios com equipamentos de última geração: Metabolômica e Proteômica, Biologia Molecular e Biobanco; área de coworking com 60 estações de trabalho, tanto para utilização por startups, quanto por empresas já consolidadas; área de prototipagem rápida com quatro impressoras 3D e demais espaços de infraestrutura destinados a eventos, treinamentos, convivência, reuniões e espaços administrativos.
A ideia é que o espaço seja utilizado por empresas que atendem aos sete “verticais” existentes na Universidade: cadeia produtiva da saúde; indústria 4.0 e espaços de reconversão; indústria criativa e cidades inteligentes e sustentáveis; governo inteligente (GovTec); educação e profissionalização; direito inteligente; e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicaçaõ).
Atualmente 21 empresas estão na chamada “incubadora”, sendo 13 na área da saúde, cinco em TIC, duas em multimercados e uma relacionada a indústria 4.0. Além disso, o projeto já capacitou 420 professores e alunos em empreendedorismo, ideação e ferramentas de Inteligência Artificial. A ideia é que toda a região seja beneficiada com a proposta.
“As universidades, hoje, têm uma missão muito mais ampliada. Não é só fazer o ensino e a pesquisa, mas ela tem que obrigatoriamente entrar nesse mundo da inovação, nesse mundo da tecnologia e entrar nessa área que é uma área de extensão da universidade. Ela tem que dar conta de um relacionamento muito mais próximo com a comunidade do seu entorno local e do seu entorno regional, porque esse local depende muito do que é desenvolvido dentro das universidades. E essa aproximação facilita em particular as pequenas e médias empresas.”, disse a coordenadora do ‘Inova USCS’, professora Maria do Carmo Romeiro, em entrevista ao RDtv.

“Mais do que a abertura desse espaço físico de quase 1000 metros quadrados, essa inauguração representa a materialização de um compromisso da USCS com o futuro, com a inovação, com o papel de transformação que as instituições de ensino superior estão sendo chamadas a desempenhar na sociedade contemporânea”, explica o reitor da USCS, Prof. Leandro Prearo.
“A USCS é uma parceira ideal para São Caetano do Sul, uma universidade que traz muita diversificação de conhecimento para a cidade e com a qual temos grandes parcerias. Para a cidade, este projeto significa um grande avanço na área de inovação, que para nós, é motivo de orgulho, de alegria e de muita esperança e expectativa que o INOVA USCS atinja os resultados propostos”, reforça o prefeito de São Caetano, Tite Campanella.