
A Prefeitura de Santo André confirmou nesta quinta-feira (1º/05) que o homem encontrado morto na rua Primeiro de Maio, no Centro da cidade, era uma pessoa em situação de rua que vinha sendo acompanhada por equipes da assistência social, mas que recusava atendimento médico mesmo apresentando sinais de problemas de saúde.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a vítima era atendida com frequência pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e por equipes de abordagem, mas resistia a qualquer encaminhamento médico. Havia suspeita de que ele estivesse com pneumonia ou tuberculose, o que agravaria os efeitos da onda de frio registrada na região nesta semana.
Na manhã da quarta-feira (30/04), a própria equipe de abordagem social recebeu a informação sobre o paradeiro do homem e foi até o local, na rua Primeiro de Maio, onde encontrou o corpo caído na calçada. A Polícia Militar foi acionada às 10h37 e um médico constatou o óbito. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial da cidade, e a causa oficial da morte será confirmada por exame do Instituto Médico-Legal (IML).
A prefeitura afirma que mantém um trabalho contínuo de abordagem e acolhimento à população em situação de rua, com oferta de vagas em abrigos, alimentação, kits de higiene e acesso à saúde. A adesão aos serviços, no entanto, não é obrigatória e depende da aceitação da pessoa.