ABC - sexta-feira , 2 de maio de 2025

Bolsas da Europa operam sem direção única, após série de balanços e dados de crescimento

Por Sergio Caldas

São Paulo, 30/04/2025 – As bolsas da Europa operam sem direção única na manhã desta quinta-feira, enquanto investidores digerem uma forte concentração de balanços corporativos da região e dados de crescimento da zona do euro, um dia antes do feriado do Dia do Trabalho, que manterá os mercados do continente fechados.

Newsletter RD

Por volta das 7h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,39%, a 527,17 pontos.

Da temporada de balanços, destaque para o Santander, cuja ação tombava 5% em Madri no horário acima. O gigante bancário superou expectativas de lucro e receita no primeiro trimestre, mas decepcionou em termos de receita líquida de juros. Segundo analistas do Citi, os resultados do Santander no Brasil e no Reino Unido também podem ter frustrado os investidores.

A companhia aérea Air France-KLM, por outro lado, saltava 3,2% em Paris após divulgar queda no prejuízo trimestral.

No noticiário macroeconômico, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2025 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares, vindo acima da previsão de analistas, de ganho de 0,2%. Apenas a economia alemã teve expansão de 0,2% no período, também melhor do que o esperado.

Desdobramentos da política tarifária dos EUA também seguem no radar. Ontem, o presidente Donald Trump assinou ordem executiva para reduzir o efeito cumulativo de várias tarifas sobre algumas importações.

Às 7h39 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,13%, a de Paris avançava 0,56% e a de Frankfurt ganhava 0,58%. Já as Milão e Madri caíam 0,55% e 1,58%, respectivamente, enquanto a de Lisboa mostrava alta de 0,36%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes