![](https://www.reporterdiario.com.br/wp-content/uploads/2024/11/wdawdaw-7-1-300x200.jpg)
Com a implementação do Plano Nacional de Turismo, bares e restaurantes no Brasil esperam um final de ano aquecido, se beneficiarem da atração de turistas e do aumento de consumo local. Segundo levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 78% dos empresários do setor projetam crescimento nas vendas em relação ao final de 2023, impulsionados pelo maior fluxo de turistas e consumidores nas festividades.
Lançado em agosto pelo governo, o Plano Nacional de Turismo tem como meta expandir o turismo nacional e internacional até 2027. Com plano, espera-se que o Brasil passe a receber de seis a oito milhões de turistas estrangeiros por ano e atinja 150 milhões de viagens domésticas anuais, o que trará mais oportunidades para o setor de alimentação fora do lar.
Esse cenário gera não apenas otimismo, mas também contratações. A pesquisa da Abrasel indica que 40% dos empresários planejam ampliar suas equipes até dezembro, antecipando a alta demanda. O pagamento do 13º salário e o maior poder de compra dos brasileiros também devem impulsionar o setor, criando condições favoráveis para bares e restaurantes em todo o País.
Com a crescente valorização do turismo gastronômico, estabelecimentos investem em inovação para atrair o público. Iniciativas como o Guia Michelin reforçam o potencial da gastronomia brasileira, incentivando visitantes a explorar os melhores sabores do País.