
A Escola Estadual Américo Brasiliense, localizada na Praça IV Centenário, no Centro de Santo André, enfrenta sérios problemas estruturais que têm causado indignação entre alunos, pais e moradores. Nesta quinta-feira (13/03), durante uma forte chuva, vazamentos e goteiras foram registrados em vídeo por estudantes.
As imagens mostram água pingando do teto nos corredores, o que demonstra as deficiências estruturais da unidade e aumenta a preocupação dos pais com os alunos. Além dos vazamentos, a falta de água tem sido uma reclamação constante, o que agrava ainda mais a situação, especialmente nos dias de calor intenso que atingiram o estado de São Paulo nas últimas semanas.
A revolta tomou conta das redes sociais, onde pais e alunos compartilham suas frustrações. “Primeiro, ficamos sem água, agora a escola está caindo aos pedaços”, desabafou um responsável. Uma aluna acrescentou: “Isso não é nada. Muitas vezes, falta água nos banheiros para dar descarga, lavar as mãos e até para beber. Na cantina, a água custa quatro reais, um absurdo!”, frisa.
Moradores da região também criticam a falta de ação da administração escolar. “A escola existe há anos, mas sempre com os mesmos problemas de falta água, problemas estruturais e pontos que comprometem o cronograma escolar. Daqui a pouco, falta comida e luz também. E mesmo assim, querem manter os alunos na escola sem condições mínimas”, disse uma moradora que prefere não se identificar.
Insatisfação da comunidade
Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirma que os vazamentos ocorreram devido a uma obra nas bombas d’água e que o problema já foi solucionado pela empresa responsável. Sobre a falta de água, informou que houve um desabastecimento no bairro na semana passada, mas que um caminhão-pipa foi enviado para suprir a demanda.
Apesar da resposta oficial, a comunidade escolar segue inconformada. Uma ex-aluna questionou a manutenção durante o período de aulas. “Se a escola ficou sem água por semanas, as aulas deveriam ter sido suspensas. Os alunos passaram dias de calor extremo sem nem ter água para beber. Quando eu estudava lá, avisavam na porta quando faltava água. Agora, além de não avisarem, a escola está se deteriorando”, afirmou.
Outra moradora reforçou a indignação: “É inadmissível deixar os alunos sem água num calor desses. Usar o banheiro sem poder dar descarga é um risco, principalmente para as meninas, que podem até desenvolver infecções. Eles já passam tempo suficiente dentro da escola, e ainda têm que enfrentar essa situação desumana?”
Crédito do vídeo: VIVA ABC
Crédito da imagem: Seduc SP