
São Bernardo inaugura neste sábado (08/03), a Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cassia Fontes. Instalado ao lado do Hospital da Mulher, o equipamento vai oferecer abrigamento emergencial para mulheres (e eventualmente seus filhos) vítimas de violência. O serviço será acionado quando as Polícias Militar ou Municipal atenderem ocorrências após às 18h ou aos finais de semana.
Todas as mulheres acolhidas emergencialmente na Casa de Passagem receberão atendimento do serviço social, que garantirá suporte e encaminhamentos necessários.
Se houver necessidade, as vítimas terão acesso a atendimento médico e psicológico, realizados no Consultório Lilás, espaço dedicado a esse cuidado dentro do Hospital da Mulher. Ainda durante o período em que permanecerem na casa, as vítimas também receberão alimentação.
Um dia útil
O tempo de permanência, no entanto, é limitado até o primeiro dia útil seguinte, conforme a proposta do serviço, que oferece abrigo emergencial e provisório para mulheres em situação de violência moradoras de São Bernardo. Para as crianças, nos casos em que as mulheres precisem se abrigar com seus filhos menores de idade, haverá uma área lúdica e pedagógica.
Além disso, o local conta com o apoio de uma viatura da Polícia Municipal, que atua 24 horas para garantir a segurança do espaço.
Acesso ao serviço
O acesso à Casa ocorre nos casos de violência denunciada à polícia, ocorridos dentro do município, quando há risco para a mulher retornar à sua residência, especialmente em situações que acontecem após as 17h, aos finais de semana e feriados. Caso seja necessária uma permanência mais longa, o encaminhamento para a Casa Abrigo seguirá o fluxo usual, realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
A casa conta com recepção, três quartos, banheiros, refeitório, sala de estar e lazer, brinquedoteca, espaço pet, consultório, além da área para os agentes da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Polícia Municipal.
Situada na rua Dom Luís, 201, bairro Nova Petrópolis, a casa tem funcionamento todos os dias, 24 horas, e não funciona com atendimento de demanda espontânea, apenas em casos em que há denúncia à polícia sobre a violência.
Homenagem
A enfermeira Vanessa Cássia Fontes era moradora do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, e foi assassinada aos 35 anos, em setembro de 2023, pelo ex-marido. Bruno Matos foi julgado e condenado a 19 anos de prisão. Vanessa, que era pós-graduada em Enfermagem Obstétrica, trabalhou no Complexo de Saúde de São Bernardo. Ela deixou um filho que tinha 5 anos na ocasião de sua morte.
“Dar a este lugar o nome de Vanessa Cássia Fontes é mais do que uma homenagem, é um lembrete de que podemos e devemos agir antes que as mulheres vítimas de violência doméstica entrem para as estatísticas como vítimas de feminicídio”, afirmou a diretora técnica do Hospital da Mulher, Adlin de Nazaré Savino Veduato.
Serviço: Inauguração da Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cassia Fontes
Dia 8 de março, às 14h
Rua Dom Luís, 201, Nova Petrópolis