As fortes chuvas que atingiram o ABC na quinta-feira (13/02) e sexta-feira (14/02) causaram diversos transtornos, incluindo queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em Santo André, um carro foi arrastado por uma enxurrada no bairro Sônia Maria, no fim da tarde de quinta-feira. Em Mauá e Ribeirão Pires, a queda de árvores deixou vários endereços sem energia elétrica por mais de 24 horas.
Quem vive no Jardim Zaíra e Parque São Vicente, em Mauá, relata que tanto as chuvas da última quinta-feira (13) quanto as desta sexta-feira (14) castigaram a região com pontos de alagamento. Já em Ribeirão Pires, a Defesa Civil registrou 18 chamados para quedas de árvores e alagamentos parciais entre a última quinta e sexta-feira.
Na Estrada da Colônia e na rua Renato Andreolli, galhos atingiram a rede elétrica, provocando queda de energia. Equipes da Prefeitura e da Enel atuam para restabelecer o fornecimento. Na região da Quarta Divisão e de Ouro Fino, vias ficaram alagadas momentaneamente após a forte chuva.
Mais de 8 mil clientes afetados
De acordo com a Enel, a distribuição de clientes sem energia no ABC foi significativa, com pelo menos 8,7 mil clientes afetados. Santo André registrou 1.662 consumidores afetados (0,49% do total), Ribeirão Pires contabilizou 1.669 clientes sem luz (3,84%), Diadema: 530 clientes (0,31%), Mauá: 1.989 clientes (1,23%), Rio Grande da Serra: 22 clientes (0,15%), São Bernardo: 2.588 clientes (0,74%) e São Caetano: 272 clientes (0,31%).
Linha 10-Turquesa também foi afetada
O impacto também afetou o transporte ferroviário. Por volta das 14h, a circulação dos trens da Linha 10-Turquesa foi interrompida entre as estações Prefeito Saladino e São Caetano devido a alagamentos na via. A Defesa Civil emitiu alertas nas redes sociais sobre a tempestade e os riscos associados, principalmente para queda de árvores e deslizamentos de terra.
Enquanto a chuva causa transtornos, as temperaturas seguem elevadas. A cidade de São Paulo pode bater um novo recorde de calor neste domingo (17/02) ou na próxima segunda-feira (18/02), com termômetros marcando até 34°C. O recorde atual é de 33,9°C.