Em visita a São Bernardo, o governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), garantiu, na manhã desta quarta-feira (8), que o BRT (Bus Rapid Transit) ABC inicia suas operações plenamente a partir de janeiro de 2026. Atualmente, quatro quilômetros do trajeto já estão consolidados, porém, ainda restam mais de 13 quilômetros, à espera da conclusão das obras. Uma vez concluído, o modal ligará o ABC ao Terminal Sacomã, zona sul da Capital, facilitando o acesso da região ao sistema metroferroviário.
Acompanhado de prefeitos do ABC, entre eles, o anfitrião Marcelo Lima (Podemos), Ramuth visitou as instalações da Parada Metrópole, que fica ao lado do shopping homônimo, a poucos metros do Paço Municipal. O ambiente é um dos pontos com intervenções praticamente concluídas, oferecendo ar-condicionado, painéis, portas nas plataformas, totens para bilhetagem eletrônica, bancos e placas informativas. Até um ônibus articulado, que fará parte da frota de 92 coletivos, decorou o espaço.
O otimismo para a conclusão do futuro sistema de ônibus com viagens rápidas a São Paulo é que agora, segundo o governador em exercício, não existem mais empecilhos judiciais e tampouco entraves com licenças. “O corredor tem previsão de entrega em janeiro de 2026. Vale lembrar que esse corredor sofreu uma série de atrasos, mas o principal e último deles foi um questionamento na Justiça, de um partido político. Isso foi vencido, o Judiciário deu sinal verde para que se continuasse essa importante obra, com investimento de R$ 1 bilhão”, disse.
A polêmica história do BRT ABC teve seu primeiro capítulo em 2019, quando o governador da ocasião João Doria decidiu enterrar o antigo projeto do monotrilho, que seria a Linha 18-Bronze do Metrô. No lugar do modal, surgiu o BRT, que teve a sua futura operação concedida à Next Mobilidade, a mesma empresa que controla o corredor ABD – ligando Santo André, São Bernardo e Diadema às regiões sul e leste da Capital – e atualmente opera 100% dos itinerários intermunicipais nas sete cidades.
Entre vários questionamentos, teve a ação judicial movida pelo partido Solidariedade, citado por Ramuth, questionando o decreto do Estado, assinado em 2021, em conceder à Next – antiga Metra -, a execução da obra e, em troca, estender por mais 25 anos o vínculo da empresa para administrar o corredor ABD, e a área 5 das linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Entretanto, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a ação em agosto de 2023.
“Nessa primeira etapa de (cerca de) 18 quilômetros, a gente teve quatro quilômetros já executados, que a gente chama de ‘fase 1’. Agora a gente avança na ‘fase 2’ e a velocidade e a operação (das obras) da ‘fase 1’ não são as mesmas da ‘fase 2’, porque a etapa inicial foi feita, considerando todos os questionamentos judiciais e as desapropriações que estavam em curso. Agora a gente tem esse cenário muito mais simples para que a obra possa ser concluída”, explicou o governador em exercício.
Testes com passageiros deve ocorrer no último trimestre de 2025
De acordo com Ramuth, enquanto as obras avançam no restante do trajeto do BRT ABC, testes serão realizados com a circulação de ônibus e paradas concluídas ao longo do ano. Questionado se os passageiros poderiam embarcar na fase de operação assistida, como costumam ocorrer em linhas de metrô e trens em novos trajetos com horários reduzidos até a circulação plena, o governador em exercício afirmou que essa etapa pode ocorrer no último trimestre de 2025.
“No caso do BRT, isso (operação assistida) não é tão frequente, já que são tecnologias comprovadas. Provavelmente aqui, o que a gente vai ter aqui é algumas viagens testes, mas a gente já tem os conceitos implementados aqui. Isso (operação assistida) deve ocorrer sim, no último trimestre de 2025, antes da entrega definitiva, que é em janeiro. Antes disso, a gente vai ter testes, como em tempos e intervalos”, pontuou o governador interino.
BRT terá três serviços
O BRT ABC terá, ao todo, 19 paradas, incluindo três terminais, que serão São Bernardo, Tamanduateí – onde fará conexão com as linhas 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – e Sacomã – com outra integração com a Linha 2-Verde. O percurso inclui Santo André e São Caetano, e terá três serviços: o parador, semiexpresso e expresso.
O parador, como o nome diz, terá embarque e desembarque nas 19 estações ao longo do trajeto, com viagem de aproximadamente 52 minutos, enquanto o semiexpresso contará com cinco paradas (43 minutos). Já os ônibus expressos sairão de São Bernardo com viagens sem interrupções até Tamanduateí ou Sacomã, com cerca de 40 minutos de viagem, conforme dados do site BRT ABC. O sistema prevê ônibus articulados elétricos.