Com o aumento da abstenção eleitoral e os desafios da gestão municipal, surge a necessidade de discutir caminhos para fortalecer as administrações locais. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o índice de abstenção no primeiro turno das eleições municipais de 2024 chegou a 21,71%, enquanto no segundo turno foi de 29,2%.
Em meio a esse cenário, Saulo Monteiro, consultor e gestor público, lança nesta quarta-feria (20/11) o livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios”, na qual compartilha suas experiências e orienta sobre as principais estratégias para enfrentar as complexidades da gestão pública no Brasil. Em entrevista ao RDtv, comenta que o livro aborda o papel central dos prefeitos como gestores que lidam diretamente com demandas essenciais da população. A obra conta com falas na abertura do prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano.
“Os prefeitos estão na linha de frente da administração pública, cuidando de saúde, educação, assistência social, iluminação, pavimentação, entre outros. No entanto, enfrentam o desafio de realizar tudo isso com poucos recursos e muitas responsabilidades”, diz. Segundo ele, a reforma tributária prevista para 2025 abre a possibilidade de corrigir as distorções nos repasses de recursos aos municípios, mas ainda é preciso criatividade e articulação por parte dos gestores.
Monteiro conta que a ideia do livro surgiu de sua longa experiência assessorando prefeitos em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Durante o seu percurso, percebeu padrões de erros e acertos repetidos nas administrações municipais, motivando-o a escrever sobre como os gestores superam os desafios e aproveitam as oportunidades, desde o processo eleitoral até a construção de políticas públicas eficazes.
Um dos pontos que chama atenção na obra envolve a participação ativa dos munícipes na gestão é essencial para fortalecer as administrações locais, em que discute a importância população não seja apenas receptora de serviços e atue como parceira na construção de políticas públicas. “Os cidadãos querem e precisam discutir a qualidade dos serviços da cidade. Um prefeito deve chamar a sociedade para gerir junto, promovendo uma administração mais participativa”, comenta.
Cooperação entre cidades, estado e união
O autor também destaca a importância da cooperação intermunicipal, Especialmente no ABC, o autor destaca a importância da cooperação intermunicipal, visto que a região foi o primeiro conglomerado de cidades a ter um Consórcio Intermunicipal do país. “Consórcios regionais permitem que cidades trabalhem juntas para enfrentar desafios como mudanças climáticas e mobilidade urbana. Projetos conjuntos atraem mais investimentos e atendem um número maior de pessoas eficientemente”, explica.
Embora os municípios brasileiros recebam uma fatia limitada dos recursos arrecadados, Monteiro aponta haver alternativas para captar investimentos. Além dos repasses regulares, os gestores buscam emendas parlamentares, programas estaduais e federais, e até parcerias internacionais. Apesar dessas possibilidades, diz que prefeitos não desenvolvem projetos estruturados para acessar esses recursos, dificultando o acesso a recursos benefícios para a população.
Outro ponto discutido por Monteiro é o papel crescente dos municípios na segurança pública, mesmo sendo esta uma responsabilidade constitucional dos estados. “Prefeituras investem em videomonitoramento e guardas municipais, mas ainda falta integração com os estados para alinhar as ações. A segurança pública deveria contar com um sistema único, nos moldes do SUS, mas com suporte financeiro adequado”, sugere.
Embora o livro seja voltado principalmente para gestores públicos e políticos, o autor incentiva a sociedade civil a ler a obra para compreender melhor a dinâmica da administração pública, por acreditar que a chave para uma gestão bem-sucedida está na combinação de políticas públicas eficazes e na proximidade com a população.
Lançamento “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” – A obra que discute a relação de políticos e gestores com a população será lançada nessa quarta-feira (20/11), às 18h30, na Livraria Drummond, localizada na avenida Paulista 2073, Conjunto Nacional, loja 153, no bairro Consolação, na Capital.