O primeiro fim de semana de outubro traz agenda cultural diversificada no ABC, com opções para toda a família. Entre os destaques, os espetáculos “Patrulha Canina” e “Laços Eternos” acontecerão em Ribeirão Pires. Para os fãs de break, o grupo local AfroBreak Crew se apresentará em Diadema com “A Garagem – Um Processo de Transmutação”.
Os interessados em artesanato poderão visitar a Expangeia – Feira Internacional de Artesanato, que ocorre no São Bernardo Plaza Shopping até 5 de novembro. Além disso, os amantes da fotografia poderão refletir sobre o abuso de poder durante a Ditadura Militar no Brasil por meio da exposição “Ausência Brasil”.
Patrulha Canina
Os filhotes mais queridos das crianças chegam ao Teatro Municipal de Santo André Maestro Flavio Florence, localizado na Praça IV Centenário, s/n – Centro, neste sábado (5/10), às 16h, com a apresentação da Patrulha Canina. A febre mundial entre o público infantil, os cãezinhos liderados pelo jovem Ryder viverão uma aventura cheia de animação e diversão.
O cão detetive Chase, a aventureira Skye e o desastrado Marshall estão escalados para a investigação de um mistério: o sumiço da mochila de Alex. Para resolver o caso, o jovem líder Ryder conta com os três filhotes. E durante o espetáculo, em meio às investigações eles ainda vão conhecer uma nova amiga: Everest.
Serão 50 minutos de espetáculo, com classificação livre. Os preços dos ingressos são R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia), os quais podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
O elenco será formado por Adrian Santos, Icaro Dante, Talien Alcantara, Gabrielle Almeida e Lucas Carvalho. A direção é de Rui Menezes, enquanto som e luzes ficam sob responsabilidade de Patrícia Menezes.
Break
Quem gosta de break terá a chance de assistir o grupo local AfroBreak Crew, com a apresentação “A Garagem – Um processo de transmutação”, que narra o processo de mudança natural da vida. Será no sábado (5), às 18h, no CEU Das Artes, na av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim Uniao, Diadema.
Os centros culturais de Diadema contam com programação especial para todo o mês e todos os eventos podem ser conferidos no link https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.
Expangeia – Feira Internacional de Artesanato
O São Bernardo Plaza Shopping recebe, até dia 5 de novembro, a Expangeia – Feira Internacional de Artesanato. O evento gratuito conta com aproximadamente seis expositores do Brasil e de outros países, oferecendo uma diversidade de produtos como objetos decorativos, roupas, acessórios, gastronomia e outros.
Do Marrocos, os doces redondos artesanais são destaques, oferecendo produtos com seus sabores exóticos e autênticos. Além disso, itens para decoração de casa, como colchas e capas de almofadas bordadas da Turquia chamam atenção pela beleza e artesanato detalhado.
Os doces cristalizados de Portugal com sabores como laranja e figo trazem o sabor da culinária portuguesa para a feira. O estande do Rio Grande do Sul oferece jaquetas de couro de alta qualidade, além de uma seleção especial de vinhos e queijos, representando a cultura gaúcha.
A feira também traz um espaço dedicado à literatura infantil, com livros que estimulam a imaginação das crianças. Para os interessados em bem-estar, a marca “Amo Terra” apresenta uma linha de produtos fitoterápicos, incluindo chás e ervas naturais.
Exposição fotográfica Ausência Brasil
Com intuito de educar os cidadãos acerca do abuso de poder, das perseguições, das mortes e dos desaparecimentos ocorridos durante a Ditadura Militar no Brasil, o Museu de Arte Popular (MAP) de Diadema, localizado na rua Graciosa, 300 – Centro, em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política, recebe entre 2 de outubro a 3 de novembro, a exposição fotográfica “Ausências Brasil”, do fotógrafo argentino Gustavo Germano, organizado pela museóloga Katia Felipini.
A primeira versão da exposição foi apresentada no final de 2007 na Argentina, buscando retratar, por meio de comparações fotográficas, a “presença das ausências” dos assassinados e desaparecidos ao longo da ditadura no país.
A ideia alcançou outros países da América Latina, e presta uma homenagem às vítimas da Operação Condor, uma rede de cooperação entre ditaduras militares do Cone Sul na década de 1970, para reprimir e eliminar opositores de esquerda. Por fim, o projeto chegou ao Brasil em 2012, sob o título “Ausências Brasil”.
A curadora da exibição, Katia Felipini, compartilha sobre as dinâmicas complementares à mostra e o que o Núcleo Memória e o fotógrafo esperam ao apresentá-la ao público da cidade. “Esse assunto é tratado de forma muito sensível e esperamos ser sensibilizar sobre a importância da democracia e do respeito aos direitos humanos”, afirma.
“Todas as mostras são acompanhadas de ações educativas e culturais que debatem sobre o passado recente e também sobre o presente, sempre pensando que assim podemos colaborar na construção de um país mais justo e digno”, complementa.
Espetáculo “Laços Eternos”
A peça Laços Eternos, baseada na obra de Zíbia Gasparetto, chega nesta sexta-feira (4), às 20h, ao Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em Santo André. Os ingressos estão disponíveis para compra na própria bilheteria do teatro, na Livraria Poesia & Artes e também pelo link https://www.sympla.com.br/evento/lacos-eternos/2633374.
A adaptação teatral de Annamaria Dias é uma história comovente, onde o amor é apresentado com toda a sua força e contundência através das diversas vidas de seus principais personagens: Nina, Roque e Maria. Alternando cenas vividas na atualidade e passadas no século XVIII, onde Nina era Geneviéve, Roque era Gustav e Maria – Marguerit, a Condessa D’Ancour, o texto resgata a trajetória dos acertos e desacertos de cada um, dentro do intenso aprendizado de sua existência.
A vivência desse triângulo amoroso e daqueles que o cercam nesta e em vidas passadas, é mostrada de maneira tocante e envolvente. Revela as extraordinárias ligações amorosas e apaixonadas que acabam unindo os seres, por meio de suas atrações espirituais e carnais.
Feira Multicultura
Santo André terá neste sábado (05/10), diversas atrações culturais no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, localizado na rua Senador Fláquer, 110 – Centro. A Feira Multicultura reúne empreendedores criativos e produtores locais dos mais variados segmentos da economia cultural da cidade, trazendo o melhor do artesanato, artes plásticas, gastronomia, produtos naturais e muito mais.
Haverá a participação do Paiasso Juneko Leleko durante toda a programação em homenagem ao Mês das Crianças. O evento gratuito começa às 11h e vai até o final da tarde, às 18h. O espaço recebe também uma gama de comidas e bebidas.
A Feira Multicultura surgiu a partir de demanda da sociedade civil, por meio de um processo colaborativo que resultou no projeto. Trata-se da potencialização da produção de artesãos, artistas e agentes culturais dos mais diversos segmentos através de capacitação técnica e fornecimento de estrutura para realização periódica do evento.