Relacionadas
Em meio à crescente demanda por mobilidade urbana sustentável, a falta de bicicletários municipais no ABC se torna obstáculo para o uso da bicicleta como meio de transporte. Mesmo com aumento no número de ciclistas em todo País, apenas São Bernardo e Rio Grande da Serra possuem bicicletários municipais, o que desestimula a adoção deste modo de locomoção na região.
Levantamento feito pela Associação Nacional de Transporte Sustentável (ANTS) revela que mais de 60% dos ciclistas entrevistados consideram que a falta de bicicletários seguros e bem localizados é um dos principais fatores que os desmotivam a utilizar a bicicleta no dia a dia. É o caso da professora de Educação Física, Elizabeth Gouveia, de 42 anos, moradora da Vila Aurora, em Ribeirão Pires.
A educadora comenta que, apesar de no seu trabalho existir local seguro para estacionar a magrela, no centro da cidade ainda não há opção, o que afasta o uso integral do transporte. “Muitas vezes preciso ir trabalhar de carro porque tenho de passar no centro para fazer compras e não tem onde estacionar a bicicleta. Nos supermercados falta segurança, e na Prefeitura não existe”, diz.
Planejamento não sai do papel
Em Diadema e Santo André, os planos de mobilidade urbana incluem a instalação de bicicletários, mas não há previsões concretas para a implementação do serviço. Na primeira cidade, o planejamento abrange bicicletários nos dois terminais da EMTU, enquanto Santo André discute a criação de bicicletários e paraciclos.
Atualmente, o único bicicletário disponível em Santo André é o da CPTM na Estação Prefeito Celso Daniel, que oferece 334 vagas gratuitas, das 6h às 22h. João Miguel Cruz, analista de vendas e morador da Vila Nova Mauá, observa que a disputa por vagas é intensa. “Às vezes, preciso deixar a bicicleta com o porteiro porque nem sempre há vagas”, diz.
Novos bicicletários
A CPTM conta com um bicicletário na Estação Mauá, que oferece 1.968 vagas e funciona 24 horas. A companhia também anunciou que a futura Estação ABC, na Linha-10 Turquesa, e a Estação Rio Grande da Serra terão bicicletários, sendo este último um projeto doado pela MRS.
Para se ter ideia, ao todo, existem 21 bicicletários ao lado das estações da CPTM, com 5.985 vagas. Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 590,7 mil passageiros utilizaram os locais, com uma média de 73.840 bicicletas guardadas por mês — um aumento de 12,3% em relação a 2023.
Diante do alto índice de procura, a Prefeitura de São Caetano planeja implantar um bicicletário com 50 vagas no Terminal Rodoviário, com previsão para 2025. Assim como Rio Grande da Serra, que além do já existente e gratuito que abrange 50 vagas e funciona 24h em frente à estação da CPTM, São Caetano prevê a instalação de um novo bicicletário, com cerca de 100 vagas, e que está previsto para a nova rodoviária, que está em construção.
Já em São Bernardo são três bicicletários em operação: um no Parque Raphael Lazzuri (Anchieta), no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena (Rudge Ramos) e no Parque das Bicicletas (Jardim do Mar), todos com funcionamento gratuito para a população.
Shoppings têm locais gratuitos
Nos shoppings do ABC também é possível utilizar o bicicletário de forma gratuita nos estacionamentos. Veja o funcionamento e como utilizar o serviço em cada local:
- Golden Square (São Bernardo): são 42 vagas, com horário de funcionamento das 10h às 22h, de segunda a sexta, e das 14h às 20h, aos domingos e feriados. Para utilizar o serviço basta acionar o interfone e aguardar ser atendido por colaboradores. Obrigatório o dispositivo de segurança para a fixação da bicicleta e apresentação de RG ou CPF.
- São Bernardo Plaza (São Bernardo): são 15 vagas, com horário de funcionamento das 6h às 22h. Para utilizar o serviço, basta apresentar documento com foto ou compartilhar dados completos e CPF para a liberação da utilização do bicicletário. É importante também que o cliente leve o próprio cadeado para prender a bicicleta.
- Shopping ABC (Santo André): são pelo menos 32 vagas demarcadas e disponíveis aos clientes. Para utilizar, é obrigatório que o cliente trave a bicicleta, mantendo-a sempre presa com corrente e cadeado próprios. Além disso, não é permitido deixar nada na bicicleta, como capacete, luvas, mochilas, entre outros itens. O bicicletário fica disponível no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
- Shopping Praça da Moça (Diadema): são 15 vagas. Para utilizar, basta que o cliente prenda a bicicleta com a própria corrente e cadeado. O horário de funcionamento é o mesmo do shopping: de segunda a sábado: 10h às 22h / domingos e feriados: 11h às 22h.
Ciclofaixas
Apesar da falta de bicicletários em cinco das sete cidades do ABC, as prefeituras investem em projetos de ciclofaixas. Diadema conta atualmente com 18 km de infraestrutura cicloviária e prevê 110 km até 2030. Já Santo André possui 21,5 km e também planeja expandir sua rede cicloviária, enquanto Rio Grande da Serra estuda a implantação de mais ciclofaixas em “melhores localidades”.
Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.
Compartilhar nas redes