No debate realizado pelo RD segunda-feira (23/9), três dos cinco candidatos – dois não participaram – à Prefeitura de São Caetano falaram sobre suas propostas para seis eixos temáticos, sorteados entre oito previamente definidos pela coordenação do jornal, candidatos e representantes.
Deste modo, a pergunta do RD foi: candidato, é unânime entre os candidatos a aposta no setor de tecnologia para ampliar o emprego e a renda no município. Porém, sabemos da importância de outros setores como a indústria. Caso seja eleito, o que a Prefeitura pode fazer para potencializar outros setores econômicos da cidade além da tecnologia?
Em resposta, o candidato Malta Jones (Mobiliza) comenta que pretende incentivar o setor do comércio, sobretudo com o fim da cobrança do estacionamento rotativo em vias comerciais, enquanto Fabio Palacio (Podemos) promete criar políticas de incentivo fiscal para atrair investimentos e novas empresas, a fim de alavancar a retomada do crescimento, gerar empregos e renda.
Nos últimos anos, São Caetano foi a única cidade do ABC, segundo dados de 2023 do Caged, com saldo negativo de geração de empregos e a que apresentou o menor número na abertura de empresas. Diante do fato, Palacio também aponta a criação de políticas de incentivo fiscal para atrair investimentos, o que será uma das prioridades, caso eleito, para devolver parte dos impostos para quem investe e empreende, medida considerada “fundamental para alavancar a retomada do desenvolvimento da cidade”.