O RD segue com a série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos a prefeito nas sete cidades na região, conforme publicado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A décima sétima reportagem será sobre os planos do candidato a reeleição em Mauá, Marcelo Oliveira (PT). O petista tem como base para suas propostas quatro desafios que considera como essenciais para a melhora do município.
O primeiro desafio é “fazer de Mauá uma cidade com mais oportunidades, fortalecendo a economia para melhorar as finanças públicas e gerar mais oportunidades de trabalho e renda”. O segundo é “fomentar o desenvolvimento humano e social combatendo as desigualdades com mais e melhores oportunidades de acessos aos serviços públicos”. O terceiro desafio é “fazer de Mauá uma cidade cada vez mais agradável, segura e comprometida com a defesa da vida”. E o quarto desafio é “aprimorar a governança”.
As primeiras propostas estão na área de Desenvolvimento Econômico. Oliveira quer “empreender esforços” para que a cidade possa aproveitar sua localização e sua proximidade com alguns eixos essenciais na Grande São Paulo como o Rodoanel e os aeroportos e o Porto de Santos. Também considera essencial a melhora do planejamento urbanístico para favorecer a produção de moradias e o incremento da economia local, levando em conta o Plano Diretor Participativo.
Além disso, quer aumentar a contribuição com o ambiente colaborativo para fomentar novos investimentos nos três polos da cidade: Petroquímico, do Sertãozinho e do Capuava. E apostar na qualificação profissional da população a partir de programas específicos da cidade e outros investimentos acertados como a implantação do Instituto Federal de Mauá.
Sobre a área social, Marcelo Oliveira defende a promoção e o fortalecimento de programas direcionados a defesa, promoção e garantia de direitos em todas as faixas etárias, e de pessoas com deficiência, negros, mulheres e a população LGBTQIAPN+. E também quer seguir com as ações na segurança pública, “com ênfase em ações integradas, modernização e inovação tecnológica”.
Na Saúde, o atual prefeito mauaense quer ampliar a rede de atendimento e serviços na atenção básica, readequar e reformar UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), investir na modernização tecnológica, na ampliação da rede de serviços “antes inexistentes na cidade”. O candidato exemplifica com a Central de Hemodiálise, o Banco de Sangue e a Policlínica, obras garantidas no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) Saúde, além da promessa de aumentar a oferta de especialistas e exames.
Sem falar em números, o prefeiturável fala em criar condições para atender a demanda por vagas nas creches, “realizando estudo estatístico e social que orientem ações para ampliação de vagas, incluindo parcerias, convênios e construção de novas creches”. Além disso, garantir o acesso à educação para aqueles que necessitam da Educação Especial.
Confira abaixo o plano de governo publicado pelo candidato a prefeito em Mauá, Marcelo Oliveira: