As regras e outros detalhes do debate entre candidatos à Prefeitura de São Caetano, que será realizado pelo Repórter Diário a partir das 20h do próximo dia 23 em estúdio na Vila Mariana, na Capital, foram fechados em reunião na tarde desta quarta-feira (11/09) na sede do RD, em Santo André.
Participaram do encontro profissionais do RD e representantes dos candidatos Fabio Palacio (Podemos) e Professor Rafinha (Psol) – ambos presencialmente -, assim como do petista Jair Meneguelli (de forma virtual). A equipe do nome escolhido pelo Paço como candidato do governo, Tite Campanella (PL), também foi convidado a participar.
O debate, realizado em parceria com o Estúdio Cross Host, terá transmissão ao vivo pelo site, YouTube, Facebook e Instagram do jornal.
Conforme o que ficou acertado, o debate será dividido em cinco blocos, o primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre entre os candidatos, com sorteio no estúdio para definir o primeiro a fazer o questionamento para um dos participantes, que na sequência escolherá outro postulante para responder, até completar o quadro de participantes. No segundo e quarto blocos as perguntas serão feitas por jornalistas, com temas sorteados de uma lista com oito eixos que constam dos programas de governo: Educação, Saúde, Segurança, Mulheres, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Servidores. O quinto fica reservado às considerações finais dos candidatos.
Com relação ao tempo, ficou definido que cada candidato terá 30 segundos para formular a pergunta, a resposta deverá ser concluída em até 1 minuto e 30 segundos, enquanto a réplica e a tréplica terão 30 segundos. Já as perguntas dos jornalistas não terão réplicas, e o candidato terá 1 minuto e 30 segundos para responder. O candidato que for fazer o comentário também terá 1 minuto e 30 segundos, mesmo tempo reservado às considerações finais.
Caso algum candidato se sinta ofendido por outro, poderá pedir direito de resposta à produção do programa, que será analisado pela equipe do jornal. Caso seja aceito, ele terá 30 segundos, ao final de cada bloco, para fazer sua defesa.
Fabio Palacio elogiou a iniciativa do RD. “Quero parabenizar o Repórter Diário pela realização desse debate, pois é uma oportunidade única de a população de São Caetano poder ouvir os candidatos, conhecer suas propostas, entender como cada um reage a cada um dos temas. É ouvindo os candidatos que a população pode tomar uma decisão mais segura em relação ao seu voto, entendendo o que representa o futuro que cada um pretende e planeja para a cidade. Gostaria muito que todos os candidatos pudessem participar do debate.”
Professor Rafinha avalia que a participação dos candidatos no debate “é um exercício democrático e mostra respeito à população”, pois permite que todos os moradores possam conhecer as propostas de cada um para a cidade. “O debate é fundamental para ajudar a população a entender quais os projetos de cidade que cada candidato tem a oferecer para os próximos quatro anos. A partir do confronto de ideias e das diferenças programáticas apresentadas pelos candidatos, o munícipe poderá escolher com propriedade o programa que lhe representa.”
O petista Jair Meneguelli reforça a opinião dos adversários em relação à possibilidade que o debate oferece, de levarem ao conhecimento dos eleitores de São Caetano suas propostas, e como pretendem colocar em prática caso saiam vitoriosos na eleição de outubro. “Alguns fazem dessa ferramenta um ringue, onde quem ataca mais e quem se defende melhor tende a se destacar. Mas é no debate que o posicionamento de cada candidato será exposto, o que é de suma importância, mas não podemos deixar de respeitar o seu objetivo (do debate) e o eleitor. Espero poder participar desse espaço democrático, e desejo que todos nós possamos fazer dessa oportunidade um grande momento para o morador da cidade, principalmente.”
A mediação do debate será da apresentadora Mariana Fanti, com a participação do jornalista do RD, Carlos Carvalho, e do repórter Wilson Guardia, do jornal Diário do Grande ABC.
Os candidatos convidados são de partidos, coligações ou federações com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional, conforme as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).